GREVES PODEM REDUZIR A CARGA HORÁRIO A MENOS DE 1/3 DA META

Alunos da educação pública é mais afetado por ter menos acesso à aula remoto; 13,9% dos estudantes saíram das escolas

Foto Foto: Ramon Bitencourt - 4.3.2021

Foto Foto: Ramon Bitencourt - 4.3.2021

O retorno a?s aulas presenciais em todos os niveis educacionais e uma ac?a?o prioritaria, urgente e imediata, afirmou o Conselho Nacional de Educac?a?o (CNE) em resoluc?a?o publicada neste me?s do "Diario Oficial da Unia?o". Mas essa volta ao ambiente escolar na?o acontece de maneira homoge?nea no pais, devido a?s mais diferentes realidades epidemiologicas, a greves de professores e aos variados ritmos de vacinac?a?o. Quanto mais demorado e o retorno a? sala de aula, mais complicado fica cumprir as 800 horas-aula obrigatorias por lei.

Se todos os alunos de Minas Gerais voltassem hoje a?s aulas presenciais, poderiam contar com cerca de 300 horas-aula ate o fim de novembro – pouco mais de um terc?o da meta estipulada pelo Ministerio da Educac?a?o. De acordo com a resoluc?a?o do CNE, "a integralizac?a?o da carga horaria minima do ano letivo afetado pela pandemia po- de ser efetivada no ano subsequente". Mas na?o sera facil levar para 2022 um conteudo que ja vem se acumulando desde 2020, especialmente para os muitos estudantes de escolas publicas que na?o puderam acompanhar as aulas remotas, por na?o terem acesso a equipamentos ou internet de qualidade.

Sem um retorno efetivo a?s aulas presenciais, o pais pode lidar com um crescimento em um de seus maiores problemas sociais: a evasa?o escolar. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilios (Pnad) Covid-19, realizada em outubro de 2020 com alunos de 6 a 17 anos de todas as redes de ensino, 7,3% dos estudantes em Minas Gerais na?o frequentavam a escola ou na?o participavam de atividades remotas. No pais, a media chega a 13,9%.

Em Contagem, cidade que planeja um retorno gradual entre agosto e setembro entre os niveis educacionais da rede publica e convive com uma greve sanitaria dos professores, a evasa?o e de 1,44% no ensino medio e 6% no ensino fundamental. De acordo com o municipio, ha um trabalho de busca ativa por ligac?a?o telefo?nica, e-mail, WhatsApp e outros meio eletro?nicos. Se a escola na?o consegue contatar a familia, a Secretaria de Educac?a?o faz uma busca intersetorial, contando com a ajuda de Conselho Tutelar, regionais, CadUnico e Centro de Refere?ncia de Assiste?ncia Social (Cras).

As aulas para o ensino fundamental em Contagem so comec?am no dia 8 de setembro, mas talvez nem todos professores estejam em sala de aula, pois a categoria esta em greve. A coordenadora geral do Sindicato Unico dos Trabalhadores em Educac?a?o (Sind-UTE) no municipio, Patricia Pereira, afirma que na?o ha seguranc?a sanitaria nas escolas e no trajeto para o trabalho e que as aulas deveriam voltar quando 80% da populac?a?o estiver totalmente imunizada. Os professores realizam uma assembleia na manha? de hoje.

No Estado. Na rede estadual, as aulas presenciais pude- ram ser retomadas ontem, apos uma conciliac?a?o entre professores e Estado. A Secretaria de Estado de Educac?a?o (SEE) afirma ter reforc?ado o trabalho de busca ativa durante a pandemia. A pasta informou que, entre os meses de maio e junho deste ano, 45 mil estudantes foram localizados e retomaram as atividades na escola.

No ano passado, foram 30 mil jovens, de um universo de 1,7 milha?o de alunos matriculados na rede estadual. De acordo com a pasta, a busca e feita por contatos telefo?nicos, mensagens ou ate visitas presenciais.

Incompleto

Pelo caminho. Mais da metade (51,2%) dos adultos brasileiros na?o concluiu o ensino medio, segundo dados do IBGE. O levantamento e do ano passado.

Preocupac?a?o maior e com os alunos a partir do 9º ano
Neste momento em que os alunos retornam gradualmente ao ambiente escolar, o esforc?o deve ser voltado para o diagnostico individual de aprendizado e para a retomada de conteudos que precisam ser revistos. A preocupac?a?o maior e com os alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino medio, que precisam estar bem preparados para a mudanc?a de ciclo. De acordo com a resoluc?a?o do CNE, "sa?o necessarias medidas especificas definidas pelos sistemas de ensino, redes e instituic?o?es escolares, de modo a garantir aos estudantes a possibilidade de conclusa?o do aprendizado da respectiva etapa da educac?a?o basica".

A recomposic?a?o das horas perdidas e o maior desafio para as escolas no momento, segundo o professor da Faculdade de Educac?a?o da UFMG Walter Ude Marques. "A gente sabe que na?o tem como repor o prejuizo causado, a gente ve? crianc?as e ate mesmo adolescentes com dificuldade na escrita, na linguagem", avalia o professor. "E na escola que as familias, principalmente, mais perifericas encontram opc?o?es de lazer e ate mesmo refere?ncia de autoridade, que e o professor", completa.

Para ele, o abismo social tende a se ampliar pelos problemas educacionais. "Com a escolaridade defasada, futuramente vamos perceber ainda mais a lacuna que os alunos mais carentes va?o ter para acessar o ensino superior. Isso sempre aconteceu, mas nessa gerac?a?o a lacuna sera muito maior", completa.