BOLSONARO DIZ TER 'OBRIGAÇÃO' DE COORDENAR A DIREITA E FALA EM RETORNAR

Reprodução/ Internet

Reprodução/ Internet

O ex-presidente Jair Bolsonaro disse que voltará ao Brasil "nas próximas semanas".

A declaração foi dada no sábado (4) em entrevista a Charlie Kirk, influenciador de extrema direita dos Estados Unidos.

''Há uma vontade muito grande por parte de muitos brasileiros para que eu retorne o mais rápido possível. Eu pretendo, nas próximas semanas, retornar e fazer uma oposição responsável contra o atual governo." Jair Bolsonaro

Bolsonaro ainda mencionou que ficará na política devido à "falta de lideranças de direita no Brasil". Em um trecho da entrevista, o ex-presidente afirma que se vê na "obrigação" de "coordenar essas novas lideranças que têm surgido" em seu campo político.

Permanência de Bolsonaro nos EUA estava indefinida O ex-presidente está nos Estados Unidos desde o dia 30 de dezembro de 2022, e seus aliados mais próximos não estipulavam um prazo para que ele voltasse ao Brasil.

Questionado sobre o assunto, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho mais velho do ex-presidente, chegou a dizer que seu pai poderia voltar "amanhã, em seis meses ou nunca".

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que viajou com o esposo aos EUA em dezembro, já voltou ao Brasil.

O visto do ex-presidente era uma questão: ele pediu prorrogação de até 6 meses para poder ficar legalmente no país como turista.

Bolsonaro irá encarar processos no retorno ao Brasil

O futuro político de Bolsonaro passa pelos processos aos quais ele responde. Quatro inquéritos que tramitavam no STF (Supremo Tribunal Federal) podem continuar tramitando na corte ou serem transferidos para a Justiça comum, já que Bolsonaro perdeu o foro privilegiado.

Um dos inquéritos que investiga o ex-presidente apura a responsabilização dos atos de 8 de janeiro em Brasília, quando apoiadores de Bolsonaro depredaram palácios dos Três Poderes.

No Brasil, Bolsonaro deve receber um salário de R$ 39 mil como presidente de honra do Partido Liberal. A condição do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, para pagar a quantia, porém, é o retorno de Bolsonaro dos EUA.