BOMBEIROS DE MINAS PODEM IR À TURQUIA AUXILIAR NA BUSCA ÀS VÍTIMAS DE TERREMOTO

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais vai enviar uma equipe à Turquia e Síria para ajudar nas buscas às vítimas do terremoto que já resultou em ao menos 5 mil mortes somente na Turquia. O embarque ao país, no entanto, depende de uma negociação entre o governo federal e o Executivo turco.

Nesta terça-feira (07), seis militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres Naturais (Bemad) da corporação vão para São Paulo. Lá, os agentes vão se juntar aos bombeiros do estado Paulista e do Espírito Santo, também destacados para a operação, para acertos burocráticos de documentação e logística.

O assunto foi tratado em um evento da corporação nesta terça-feira, que teve a presença do alto escalão do Corpo de Bombeiros de Minas e confirmado à reportagem pelo coronel Erlon Dias do Nascimento, comandante-geral da corporação.

"Nós estamos mobilizando seis militares que vão deslocar para São Paulo e aguardar a definição do governo federal de compor a missão humanitária para a Turquia. O deslocamento ainda vai depender da autorização do governo federal e confirmação do governo da Turquia", disse o coronel Erlon.

Segundo o comandante-geral, os bombeiros de Minas escalados para a missão participaram das missões de ajuda humanitária em Moçambique, em 2019, após a passagem de dois ciclones. Também há militares que participaram da operação feita em 2021, no Haiti, após um terromoto de intensidade 7 com milhares de mortes.

A solicitação para envio das equipes, de acordo com o coronel Erlon, veio do Ministério das Relações Exteriores. "Em Minas, nosso governador já autorizou a mobilização dos militares e agora faltam os trâmites entre os governos", acrescentou. A previsão é de que, caso o embarque seja confirmado à Turquia, a operação tenha duração de 10 a 15 dias.

O comando do efetivo mineiro destacado é do major Heitor Mendonça, subcomandante do Bemad. A reportagem procurou o Ministério das Relações Exteriores e aguarda retorno.

Expertise

O Corpo de Bombeiros de Minas é conhecido pela expertise na atuação em tragédias, como os rompimentos de barragens em Brumadinho e Mariana. Também há no histórico de atuação casos de desmoronamentos de encostas e edificações, em que os militares atuaram em atividades de planejamento e inteligência, mapeamento estratégico, georreferenciamento e buscas aéreas.

Além da experiência dos oficiais, também há equipamentos, como sensores sísmicos e acústicos, capazes de detectar e captar ruídos e sinais vitais como respiração e batimentos cardiacos em meio aos escombros.