EM PIUMHI E REGIÃO, SAMU REALIZOU MAIS DE 2.250 ATENDIMENTOS EM 2022, 182 ATENDIMENTOS SÓ EM JANEIRO DE 2023

Ilustração

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O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) está em Piumhi desde o dia 31 de janeiro de 2015, prestando um serviço de qualidade para a população da cidade carinho, oferecendo socorro aos munícipes em suas residências, locais de trabalho e vias públicas.

Segundo informou ao Jornal 104 FM, a Chefe de Divisão de Comunicação do CISSUL, apenas em Piumhi e região, no ano de 2022 o SAMU realizou 2.251 atendimentos, em janeiro de 2023 foram 182 atendimentos.

As ocorrências mais frequentes foram de:

Causas Clínicas (Dor torácica, AVC, Insuficiência Respiratória, Infarto) - 1775 casos

Causas Pediátricas – 41 casos

Causa Traumáticas – 507 casos

Causas Psiquiátricas - 52 casos

Causas Obstétricas - 58 casos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o Samu, está sendo possível reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, Gineco-Obstétrica e de saúde mental da população.

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma ambulância de suporte avançado de vida, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.