PAULO NEWTON PAIVA, UM DOS FUNDADORES DA FACULDADE NEWTON PAIVA, É ACHADO MORTO

A morte do engenheiro e professor é investigada pela Polícia Civil; o corpo foi encontrado em um lote vago

Foto: Reprodução Redes Sociais

Foto: Reprodução Redes Sociais

O engenheiro Paulo Newton Paiva Ferreira, de 78 anos, um dos fundadores da faculdade Newton Paiva, foi encontrado morto no bairro Luxemburgo, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (17). De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar (PM), o corpo de Newton foi achado por familiares e vizinhos em um lote vago, ao lado do prédio onde ele morava. Ainda segundo o boletim de ocorrência, o idoso residia sozinho em uma cobertura do prédio.
Por nota, a Polícia Civil informou que "a perícia compareceu ao local dos fatos para identificar e coletar vestígios que irão subsidiar a investigação".
"A PCMG esclarece que o corpo da vítima, de 78 anos, foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal Dr. André Roquette, onde será submetido a exame de necropsia. A PCMG aguarda a finalização dos laudos para concluir a causa e circunstâncias da morte", diz o texto. A Polícia Militar detalhou que o corpo estava dentro de um buraco de três metros e foi retirado pelos bombeiros. O médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou o óbito.

Paulo Newton Paiva é filho do educador Newton Paiva. A família fundou a faculdade que leva o sobrenome dos membros e que, recentemente, foi vendida ao grupo paulista Splice.

Pessoa íntegra

A irmã de Paulo Newton Paiva Ferreira, a empresária Maria Elvira de Sales Ferreira, de 72 anos, afirmou que o irmão deixa "um legado e um conceito de pessoa íntegra". "Todos os funcionários (do Centro Newton Paiva) têm boas lembranças dele. Ele foi muito dedicado, um chefe muito justo, uma pessoa diferenciada", completou.

Desde que a triste notícia chegou, a família de Maria Elvira não para de receber homenagens. "Recebemos muitas visitas, mensagens e muita gente deve ir amanhã (sábado 18) no Bosque da Esperança".


Maria Elvira também comentou sobre a paixão que o irmão tinha pela educação. "Ele foi professor de matemática e trouxe de Brasília a ideia do centro universitário. Na época, em Belo Horizonte, só existiam a UFMG e a PUC. Foi o primeiro centro universitário, e ele deu os primeiros passos. Chegamos a ter 17 mil alunos", relembra.

A empresária acrescentou que o irmão teve cinco filhos e duas netas. "Ele foi um ótimo pai, um ótimo filho e irmão e um patrão generoso", finalizou.

Reconhecimento

"Paulo Paiva era uma pessoa especial e de extrema inteligência. Mostrava em seu olhar o orgulho em comandar a Newton Paiva e tratava todos os alunos com carinho. Em nossa colação de grau, ainda em 2006, marcou presença e fez um discurso que emocionou a todos. É uma perda irreparável para todos os mineiros e para a educação", afirma Mendel Vilaça, que se formou em jornalismo pela Newton Paiva e teve a oportunidade de conversar algumas vezes com o antigo reitor da instituição.
Em nota enviada à reportagem, Paulo de Newton Paiva foi lembrado por um grupo de jornalistas como uma pessoa simples e especial. "A turma de jornalismo 2007 lamenta profundamente a morte do nosso eterno reitor Paulo. Uma pessoa simples, de sorriso fácil e sempre muito acessível. Nunca nos esqueceremos de seu amor pelo trabalho, pela faculdade e, principalmente, pela educação". Nas redes sociais, centenas de pessoas que se formaram na Newton Paiva prestam suas condolências ao antigo reitor do centro universitário.


Despedida

O velório de Paulo Newton Paiva Ferreira vai acontecer neste sábado (18), das 10h às 16h, no Bosque da Esperança Cemitério Parque. A cerimônia vai ocorrer na sala 5. Já o sepultamento está marcado para as 16h, no mesmo local. O cemitério fica na rua Aldemiro Torres, 1.500, no bairro Jaqueline.