Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

BRASIL

PREÇO DOS REMÉDIOS PODE SUBIR ATÉ 7% EM ABRIL E FARMÁCIAS AVISAM CLIENTES

Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) prepara reajuste anual da tabelo de preços


Ilustração

Consumidores podem se preparar para pagar mais caro por medicamentos a partir de abril, quando o reajuste anual da tabela de preços da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) começa a valer. Todos os anos, o órgão, que é vinculado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), determina qual é o aumento máximo de cerca de 13 mil produtos entre o final de março e o início de abril. Para este ano, a alta deve ser de 5,6%, estima a Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma).

O aumento, que ainda não foi divulgado oficialmente, pode ser maior e chegar a 7%, avalia o primeiro vice-presidente Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Minas Gerais (Sincofarma), Rony Anderson. Ele afirma que, em preparação para o reajuste que deve começar na próxima semana, algumas farmácias de Belo Horizonte estão afixando avisos sobre o aumento para os clientes. "Assim, os clientes podem fazer estoque daqueles de uso contínuo e evitar o aumento", pontua.

Embora o preço máximo dos remédios seja tabelado pela CMED, as farmácias podem conter as altas ou realizar promoções para baixar o preço, lembra Anderson, por isso o consumidor ainda poderá encontrar medicamentos sem reajuste nas próximas semanas.

O cálculo anual do reajuste leva em conta o índice oficial da inflação do país (IPCA), descontando a taxa de produtividade da indústria farmacêutica e somando custos não captados pelo IPCA, como a variação de preço de insumos. A conta inclui, ainda, o chamado "fator Z", que avalia sutilezas do mercado, como concentração e competitividade. Em 2022, a alta foi quase o dobro do que é previsto para 2023 e chegou a 10,89%.

O Tempo

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!