DIA MUNDIAL DA ÁGUA É CELEBRADO 22 DE MARÇO; SAIBA O QUE A DATA REPRESENTA

Data foi instituída pela ONU em 1993 com o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância de preservar o recurso da natureza

Foto: Reprodução/Pixabay

Foto: Reprodução/Pixabay

Dia 22 de março, o Dia Mundial da Água a data marca a importância desse recurso para a manutenção do ecossistema e da vida (humana, das plantas e dos animais).

Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano. Além disso, essa quantidade não é distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem regiões onde esse recurso é bastante escasso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, ocorrem verdadeiros conflitos por água.

Como surgiu o dia Mundial da água?

O dia mundial da água foi instituído pela ONU em 21 de fevereiro de 1993 com o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância de preservar o recurso da natureza.

Conforme prescrito no artigo 4 da Declaração Universal dos Direitos da Água, "o equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam."

Qual o tema da ONU no Dia Mundial da água 2023?

Em 2023, a ONU definiu para o Dia Mundial da Água o tema "Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo", com o objetivo discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento.