Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

BRASIL

ALVO DO PLANO, PROMOTOR DIZ QUE AÇÃO CONTRA MORO VEIO DE 'DEPARTAMENTO DE HOMICÍDIOS' DA FACÇÃO


Promotor Lincoln Gakiya, foto tirada em 10 de março de 2023 �- Foto: Leonardo Bosisio/g1

O promotor Linconln Gakiya, do GAECO de Presidente Prudente, afirmou que o plano para matar o ex-juiz e atual senador Sérgio Moro foi identificado por meio de um depoimento colhido de uma testemunha em investigações no final de janeiro. Ele afirmou ainda que a ação foi articulada por uma espécie de "departamento de homicídios" da facção criminosa, que usava um codinome para se referir a Moro.

"Não é surpresa para mim. Convivo com isso há mais de quatro anos. Desde que fiz a remoção (de Marcola, líder da facção, para o presídio federal), minha vida virou de cabeça para baixo. Quase mensalmente tem um plano para me matar", afirma o promotor que investiga a facção há 18 anos.

A informação sobre o plano de matar ou sequestrar Moro, que era ministro da Justiça quando veio a ordem de transferência do líder da facção para o presídio federal, surgiu num depoimento colhido pelo Ministério Público.

De acordo com Lincoln, as lideranças da facção estavam particularmente incomodadas com o fim da visita íntima nos presídios federais. "Os presos odeiam o Moro por causa disso. Por causa da portaria que proíbe isso no sistema federal. A ordem veio de lá. Creio que queriam um sequestro, mas poderia ser execução também."

O promotor acionou então a Polícia Federal e a polícia legislativa do Senado. As investigações começaram em janeiro. O setor responsável na facção pela articulação do plano, e que geralmente articula sequestros e resgates, é chamado de "setor de sintonia restrita", conhecido como "departamento de homicídios e atentados" da facção, conta Lincoln. "Estamos vendo a ousadia desses criminosos. Criaram um setor para isso. Alugaram casas, chácara. É algo estarrecedor. Sou mais um dos alvos. Mas minha maior surpresa foi ser também contra o Moro", completou o promotor.

A PF deflagrou nesta quarta-feira (22) a operação para prisão dos responsáveis pelo plano. "A gente conseguiu muito rapidamente fazer a investigação. Foi um trabalho conjunto. Em 45 dias a investigação estava concluída", declarou.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!