ATIVISTAS ELABORAM DOSSIÊ DE RESISTÊNCIA CONTRA MINERADORAS EM PIUMHI

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O Movimento Amigos do Araras e Belinha lançou na última semana, o Dossiê-denúncia "A ameaça da Mineração na Bacia do Ribeirão Araras". O documento foi enviado ao Ministério Público, Câmara de Vereadores, prefeitura e demais autoridades do município.

Amplo e detalhado o estudo traz um painel onde em 43 páginas descrevem, questionam e põem em "xeque" o custo-benefício da instalação de frentes de exploração de minério de ferro no município. Um convite à leitura, à reflexão para cada um tirar suas próprias conclusões sobre uma questão de alto interesse para esta e próximas gerações de piumhienses.

RELEMBRE O CASO

A possível instalação de três mineradoras na região dos mirantes da Onça e da Belinha e também na Serra do Andaime em Piumhi para a extração de ferro, manganês e cromo fez com que um grupo de piumhienses se mobilizasse, já que eles temem os impactos da atividade no município, podendo inviabilizar os negócios voltados para o ecoturismo e turismo rural. Além disso, a mobilização serve para alertar a população sobre riscos ambientais, sociais e para a saúde caso as empresas comecem a atividade extrativista na região.

As empresas mineradoras possuem solicitações em andamento na Agência Nacional de Mineração (ANM) em etapas diferentes que visam a exploração de três minérios na região. Dentre eles o cromo que possui amianto, substância cancerígena. Para Ricardo, o foco é barrar os projetos para que eles não sigam adiante.