PIUMHI INVESTE R$ 2,4 MI EM UBS COM PRAÇA DE LAZER

Projeto na nova unidade de saúde no município./ Foto: Divulgação.

Projeto na nova unidade de saúde no município./ Foto: Divulgação.

A Secretaria de Saúde de Piumhi está investindo cerca de R$ 2,4 milhões na construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaquim Tomé de Andrade, no bairro Nova Esperança. O local terá 3,7 mil metros quadrados de área construída e deve atender cerca de 3 mil pessoas.

Segundo a secretária de saúde do município, Rosângela Terra, o início das obras está previsto para agosto e a inauguração deve ocorrer em 12 meses. "Uma obra muito confortável, com maior acolhimento e atendimento humanizado", afirma Rosângela.

A secretária também disse que a nova UBS deve reduzir a superlotação no complexo do Programa de Saúde da Família (PSF) no bairro Nova Esperança, que é formado pelas UBSs Totonha Tomé e Dona Tina, e facilitar o deslocamento para a população da região.

De acordo com Rosângela, atualmente, somente o posto Dona Tina atende cerca de 6 mil pessoas e 900 famílias, no bairro Nova Esperança. Após a inauguração da UBS Joaquim Tomé de Andrade, o local deve atender cerca de 3 mil pacientes.

"Hoje, nossa intenção é dividir o Dona Tina e passar a metade dessas famílias para o Joaquim Tomé de Andrade, no bairro Nova Esperança, região onde a cidade está se expandindo", disse. Conforme mencionou a secretária, o espaço também atenderá os novos moradores dos bairros Novo Horizonte 1, 2 e 3 e Santa Clara 1 e 2.

Segundo informações, a unidade será a 12ª do município a prestar serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), como consultas, exames e vacinas, por exemplo. Além disso, a unidade contará com uma "academia da saúde" – a iniciativa é um programa do Governo Federal que visa fomentar a saúde e o cuidado sobre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta semana, o prefeito de Piumhi, Paulo César Vaz, esteve no local durante início da limpeza do terreno onde serão construídas a UBS e a praça. "Vai atender toda uma comunidade local, proporcionando crescimento não só da área de saúde, mas a questão imobiliária, valorização do espaço", afirma Vaz em postagem divulgada em rede social da prefeitura.

A unidade de saúde vai contar com salas de atendimento, consultórios, vestiários, e vagas para estacionamento de ambulâncias, idosos e pessoas com deficiência.