CÂNIONS DE CAPITÓLIO SERÃO INTERDITADOS PARA MANUTENÇÃO NA SEXTA E NO SÁBADO

Ação preventiva visa garantir a segurança da navegação dos turistas. Em 2022, um paredão de pedra caiu e matou dez pessoas no Lago de Furnas.

Lago de Furnas será interditado para manutenção dos Cânios, em Capitólio ¬- Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG

Lago de Furnas será interditado para manutenção dos Cânios, em Capitólio ÔŅĹ- Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG

Os c√Ęnions de Capitólio serão interditados na sexta-feira (10) e no s√°bado (11) para uma manutenção programada. Segundo a Prefeitura, no domingo (12) o local estar√° liberado para acesso dos turistas.

A ação preventiva atende uma portaria da Marinha e visa a segurança da navegação nos c√Ęnions. Em 2022, um paredão de pedra caiu e matou dez pessoas que estavam em uma lancha no Lago de Furnas.

A manutenção ser√° feita por uma equipe de geólogos, conforme o plano de segurança que prev√™ estudos e ações rotineiras em todas as regiões cercadas por c√Ęnions.

"Contamos com a compreensão e colaboração dos empres√°rios, turistas e população", disse o prefeito Cristiano Gerardão (PP).

Impacto no turismo

Capitólio est√° em estado de emerg√™ncia financeira e choque de gestão para contenção de gastos públicos. O decreto, publicado em outubro, cita a pandemia, a queda do paredão de rochas e o alagamento da entrada da cidade.

Segundo a Prefeitura, o decreto é destinado à economia em horas extras de utilidade secund√°ria, viagens não urgentes, diminuição de despesas com di√°rias, otimização das viagens, efici√™ncia nos gastos com energia elétrica, materiais internos e outros.

"O decreto chega para resguardar o município de Capitólio e promover a contenção de gastos para organização das finanças municipais", reforçou o Executivo em nota.