REGIÃO TEM 8 PRODUTORES DE CAFÉ NA FINAL DO CONCURSO DE QUALIDADE

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Sete produtores e uma produtora de café da região foram classificados para a final do 20¬ļ Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Segundo informações da Empresa de Assist√™ncia Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), foram selecionadas 36 amostras na categoria Café Natural e 14 amostras da categoria Café Cereja Descascado/ Despolpado/ Desmucilado.

Na região, foram classificados Pedro Br√°s e Uilton Cruz, de Vargem Bonita; Antônio Rodrigues Miranda, de Nova Resende; Claudeir Carlos de Ara√ļjo, de São Roque de Minas; Helno José Ribeiro, de Jacu√≠; Jair Br√°s, de Piumhi, e Valdemar Roberto Bruni, de Delfinópolis, na categoria Café Natural. A produtora Maria Let√≠cia Br√°s Rezende, de Vargem Bonita, foi a √ļnica da região classificada na categoria Café Cereja Descascado/ Despolpada/ Desmucilada.

A an√°lise final para definir os vencedores do concurso ser√° no dia 20 deste m√™s, a partir das 7h, no Supermercado Verdemar, no bairro Sion, em Belo Horizonte. Todas as amostras passarão novamente por uma avaliação dos atributos sensoriais feita pelos ju√≠zes do concurso.

Após a √ļltima an√°lise, serão definidos o campeão estadual e os campeões regionais do Sul de Minas, Matas de Minas e Cerrado Mineiro. "Para chegar até esta fase, cada amostra de café foi provada, no m√≠nimo, 70 vezes", explica o coordenador técnico estadual da Emater-MG, Willem Guilherme de Ara√ļjo.

A região com maior n√ļmero de finalistas foi a Matas de Minas (27), seguida pelo Sul de Minas (18) e o Cerrado Mineiro (5). O an√ļncio dos vencedores e a premiação serão no dia 11/12, no auditório da Emater-MG, em Belo Horizonte.

O concurso de 2023 contou com 1.563 inscrições. Todos os finalistas obtiveram nota m√≠nima de 85 pontos, de acordo com as normas da Associação de Cafés Especiais (SCA, em ingl√™s), entidade internacional de refer√™ncia do setor.

A competição é promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Agricultura, Pecu√°ria e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ci√™ncia e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe). O concurso conta com patroc√≠nio do Sicoob Crediminas e Codemge.