BOLSONARO, NA ONU, VOLTA A DIZER QUE BRASIL É EXEMPLO EM LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

A declaração é desligada do que, no cenário internacional, discute-se sobre a gestão do chefe de Estado

Foto: Johannes EISELE / AFP

Foto: Johannes EISELE / AFP

Pelo segundo ano seguido, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta terça-feira (21) em discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que o Brasil é "exemplo" em legislação ambiental e proteção ao meio-ambiente e disse que "temos tudo que o investidor procura". A declaração é desligada do que, no cenário internacional, discute-se sobre a gestão do chefe de Estado. Bolsonaro tem sido recorrentemente caracterizado no exterior como um líder contrário à sustentabilidade e como uma "ameaça" à Floresta Amazônica, dentre outras coisas.

"Temos tudo o que o investidor procura: grande mercado consumidor e confiança no governo. Nenhum país do mundo possui uma legislação ambiental tão completa como a nossa. Nosso código florestal deve servir de exemplo. Somos um país continental, com grandes desafios ambientais. São 8,5 milhões de km², dos quais dois terços são de vegetação nativa. O mesmo de 1500, em nosso descobrimento. Somente no bioma Amazônico, 84% da floresta está intacta. Lembro que a [área da] Amazônia equivale à toda a Europa Ocidental. Antecipamos de 2060 para 2050 o objetivo de alcançar a neutralidade climática. Os recursos humanos e financeiros foram dobrados para frear o desmatamento ilegal. Na Amazônia, em agosto, tivemos a redução de 32% de desmatamento se comparado ao ano anterior. Qual país do mundo tem uma política ambiental como a nossa? Os senhores estão convidados a nos conhecer. O futuro do emprego verde está no Brasil.", declarou.

Discurso de Bolsonaro na Assembleia da ONU: veja os principais pontos

A estatística, de que 84% da Amazônia estaria intacta, é a mesma divulgada, incialmente, pelo ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles em 2019, que foi levada à frente por outros atores do Executivo durante 2020 e 2021. O presidente afirmou que o agronegócio brasileiro é "completo" e "sustentável", com "baixa emissão de carbono". "Alimenta mais de 1 bilhão de pessoas no mundo. Isso, ocupando menos de 8% do nosso território", completou.


"Nenhum país do mundo possui uma Legislação Ambiental tão completa quanto a nossa", destaca Bolsonaro, em discurso na UNU. O presidente ainda discursa sobre os investimentos em proteção ambiental no Brasil.