MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA APOIA RETORNO DO HORÁRIO DE VERÃO, APONTA DATAFOLHA

Foto: Ilustrativa

Foto: Ilustrativa

A maioria dos brasileiros apoia a volta do horário de verão, extinto em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça-feira (21), 55% da população preferem que os relógios sejam adiantados em uma hora.

Por outro lado, 38% são contrários ao retorno do horário de verão. Os demais preferiram não se manifestar sobre o tema.

Dos respondentes que aprovam a volta do horário, 74% são estudantes, 71% pessoas de 16 a 24 anos e 61% possuem ensino superior. Além disso, 43% são aposentados e 49% possuem ensino fundamental.

Parte desses últimos dois públicos também demonstra ser mais contrários à medida, sendo 49% e 44%, respectivamente.

Já o grupo dos empresários apresenta dúvida sobre o retorno do horário, com 46% contra e 46% a favor.

Referente às regiões, a Sul é que mais apoia a mudança com 63% e o Sudeste é a que menos concorda com o retorno com 52%. O Centro-Oeste e o Norte possuem 51% de aprovação. No Nordeste, que já não existe horário de verão a alguns anos, 59% também apoia o retorno.

A pesquisa mostra ainda que pessoas que avaliam de forma negativa o governo Jair Bolsonaro possuem adesão maior com 63%. Além disso, 42% dos que avaliam a gestão como positiva são a favor e 50% contra.

Apesar disso, o presidente reafirmou em julho deste ano que o horário de verão não irá retornar. Para ele, a medida "não tem ganho financeiro e a maioria é contra".

O Ministério de Minas e Energia solicitou ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que novos estudos fossem realizados para avaliar sobre o retorno do horário de verão. Conforme o órgão, o estudo concluído apontou que a retomada do horário de verão não impactará no enfrentamento da crise enérgica, pois não é garantia de economia de energia.