CORPO DE BOMBEIROS CAPTURA JIBOIA NO CONDOMÍNIO NÁUTICO FORMIGUENSE
O Corpo de Bombeiros foi acionado na manhã deste domingo (11) para capturar uma jiboia que estava no motor de um caminhão estacionado no Condomínio Náutico Formiguense.
Segundo a corporação, quando a guarnição chegou ao local, o réptil já havia sido retirado do veículo e foi entregue aos cuidados dos militares sem lesões. A equipe então soltou a jiboia em uma área de mata nativa na zona rural do município e distante das edificações.
No Brasil, existem duas subespécies de jiboia: a Boa Constrictor Constrictor (Forcart, 1960) e a Boa Constrictor Amarali (Stull, 1932). A primeira é amarelada, de hábitos mais pacíficos e própria da região amazônica e do Nordeste. A segunda, jiboia-amarali, pode ser encontrada no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
A jiboia não é peçonhenta, mas sua mordida ser dolorosa e causar infecção. Ela não consegue comer animais de grande porte. É muito perseguida por caçadores e traficantes de animais, devido ao alto valor comercial que o réptil tem como animal de estimação e sua pele poder ser usada na confecção de artefatos de couro.