OPERAÇÃO 'MINERAÇÃO' TERMINA COM OITO PRESOS E MAIS DE R$ 630 MIL EM ARCOS

Grupo foi flagrado realizando extração ilegal de quartzo em área na zona rural de Arcos - Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação

Grupo foi flagrado realizando extração ilegal de quartzo em área na zona rural de Arcos �- Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação

A Polícia Militar de Meio Ambiente desencadeou a Operação "Mineração" e prendeu oito pessoas após flagrar mineração ilegal em área na zona rural de Arcos, no Centro-Oeste do estado, na segunda-feira (26). Mais de R$ 630 mil em multas foram aplicadas e 66 ferramentas foram apreendidas.

Após receber informações de que estaria ocorrendo mineração ilegal em uma área na zona rural, militares foram ao local e constataram que diversas pessoas trabalhavam na extração ilegal de quartzo. Picaretas, pás e outras ferramentas estavam sendo utilizadas pelo grupo.

Ao se aproximarem, os militares se identificaram e determinaram aos mineradores ilegais que largassem as ferramentas. Os suspeitos começaram a correr. Durante a perseguição a pé, os policiais conseguiram alcançar e efetuar a prisão de sete garimpeiros ilegais, os quais estavam com ferramentas e sacos plásticos contendo pedras de quartzo extraídas ilegalmente.

No trajeto percorrido pelo grupo em fuga, os militares encontraram dezenas de ferramentas, vários sacos de fios de nylon contendo quartzo, uma bucha de maconha e duas motocicletas utilizadas no transporte dos minerais extraídos.

Dando continuidade às diligências, a polícia conseguiu identificar e realizar a prisão do agenciador da atividade ilegal. Pedras de quartzo extraídas ilegalmente foram encontradas no quarto do suspeito em um hotel.