MINAS É O MELHOR DESTINO PARA VIAJAR E COMER BEM NO BRASIL

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Um recente levantamento publicado pelo Ministério do Turismo, destaca Minas Gerais como o melhor destino para quem quer viajar e comer bem pelo Brasil. Minas, que recebeu o maior número de citações, foi escolhida por 276 viajantes que participaram da pesquisa.

O estudo desenvolvido pelo site de viagens Guia Viajar Melhor em conjunto com a Travel Media PR, agência global de marketing e análise de dados para a indústria de viagens, analisou a preferência dos turistas quando o assunto é turismo gastronômico.

A pesquisa considerou a opinião de 2.155 pessoas ao todo e foi realizada através das redes sociais e do grupo de viagens da marca. Cada viajante poderia citar um único destino, além de eleger os melhores pratos típicos do Brasil.

O levantamento mostra Minas Gerais no topo do ranking, conquistando a primeira posição na lista de destinos para viagens gastronômicas. A Bahia ficou em segundo lugar e o Pará, em terceiro lugar.

De acordo com o Guia Viajar Melhor, a diversidade da cozinha mineira e o sabor de seus preparos contribuíram para a eleição de Minas Gerais como o melhor destino gastronômico do país.

Em setembro de 2023, Minas Gerais já havia sido indicada como o primeiro lugar na categoria gastronomia, durante a cerimônia do 2º Prêmio Excelência Turística Destino Digital. A premiação, promovida pela empresa The Data Appeal Company, foi publicada pela Agência Minas, página oficial do governo mineiro.

Na cerimônia de entrega do prêmio, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, exaltou a importância da cozinha mineira que, segundo ele, está sendo reconhecida por milhões de pessoas. "Eu saúdo todas as cozinheiras, cozinheiros, chefes, donas de casa, e todos nós que amamos cozinhar, comer e receber bem as pessoas em nossas mesas", disse o secretário na ocasião.

O site de viagens Guia Viajar Melhor compilou alguns preparos mineiros indicados pelos viajantes. O queijo, o doce de leite e o pão de queijo foram alguns dos mais citados. Além disso, a publicação também destacou os pratos mais famosos da cozinha de Minas Gerais, como o frango com quiabo, o leitão a pururuca, o tutu, o feijão tropeiro e a vaca atolada, que conquistaram o paladar dos brasileiros e viajantes em geral.

Uma das principais iguarias da região, o queijo artesanal de Minas, por exemplo, é considerado patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Atualmente, o produto é candidato para entrar na lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade. Se aprovado, será o primeiro item gastronômico do Brasil reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)

A culinária é tão importante para o estado que, em 5 de julho, é comemorado o Dia da Gastronomia Mineira. Além disso, há uma grande variedade de rotas turísticas em Minas Gerais pensadas justamente em função da culinária local. De acordo com o programa Minas Recebe, dos quase 200 roteiros turísticos comercializados pelas agências de turismo receptivo de lá em 2020, 14,5% tinham como principal motivação a cozinha mineira.

Segundo publicação na página de promoção turística de Minas Gerais, Belo Horizonte possui alguns dos principais roteiros gastronômicos da região, tanto que, em 2019, a capital mineira recebeu o título de 'Cidade Criativa da Gastronomia' pela Unesco

Dentre eles, há roteiros como o 'Degustando BH', que percorre a cidade mostrando não só a gastronomia quanto a cultura local, e o 'Mercado Central de BH com uma Chef de Cozinha', que permite aos visitantes percorrem seus corredores experimentando pratos preparados com ingredientes locais.

Segundo a publicação, na cidade de Munhoz há uma outra experiência gastronômica onde o turista pode participar do roteiro 'Sabor da Roça', visitando produtores artesanais de queijos, doce de leite, iogurte, linguiça artesanal e geléias. Já a rota 'Mantiqueira Rural' leva os turistas para plantações de uva e morango nas cidades de Munhoz e Bueno Brandão.

Para quem gosta de cervejas e cachaças, o estado oferece os roteiros turísticos 'Circuito Vilas' e 'Fazendas de Minas', em Santana dos Montes; 'Rota do Malte', em São Lourenço e Carmo de Minas; 'Tour por Cervejaria Premiada', em Belo Horizonte; 'Rota da Cachaça', em Belo Horizonte e Brumadinho; e 'Cultura Cervejeira – Uma Experiência Sensorial e Cultural', que ocorre nas cidades de Belo Horizonte, Brumadinho e Nova Lima.

O queijo, uma das iguarias mais famosas da gastronomia de Minas Gerais, também tem roteiros turísticos para quem quer degustá-lo. Em Sacramento, os turistas podem fazer as rotas 'Experiência do Queijo Artesanal e Sabores de Minas'. A cidade de Rio Acima oferece o roteiro gastronômico 'Queijenharia – Curadoria Artesanal de Queijos'. São Roque de Minas e Vargem Bonita, por sua vez, contam com a 'Rota do Queijo da Canastra', que percorre as fazendas tradicionais que fazem o preparo.

É possível encontrar, ainda, rotas específicas visitando fazendas de café, azeite, fruta, embutidos e quitandas mineiras, formando uma das regiões brasileiras com grande concentração de roteiros gastronômicos para viajar e comer bem.