CACHOEIRA DA CAPIVARA, EM CAPITÓLIO, ENTRA NA LISTA DAS 100 MELHORES HISTÓRIAS DE DESTINOS RESPONSÁVEIS PELO MUNDO

CACHOEIRA DA CAPIVARA, EM CAPIT�"LIO, ENTRA NA LISTA DAS 100 MELHORES HIST�"RIAS DE DESTINOS RESPONSÁVEIS PELO MUNDO


O Complexo Ecológico Capivara, em Capitólio, entrou em uma lista internacional como uma das 100 melhores histórias de destinos responsáveis pelo mundo. A competição, realizada anualmente, é da instituição Green Destinations Top 100.


De acordo com a Secretaria de Turismo do município, a construção do complexo onde está a cachoeira Capivara barrou a extração ilegal de quartzito e deu espaço a um destino turístico que proporciona lazer e contemplação da natureza.


Esta é 8ª edição da competição, que prioriza que os lugares vencedores tenham histórias de boas práticas sustentáveis. A iniciativa visa principalmente, disseminar essas práticas entre os gestores de destinos, operadores turísticos e visitantes, para facilitar o compartilhamento de conhecimento na indústria do turismo.


Para saber mais sobre a competição internacional de destinos, além da Secretaria de Turismo, a reportagem também conversou com Leandro Maciel, responsável pelo complexo e dono da propriedade onde está a cachoeira, e com uma turista que já visitou o local.


Ao participarem da seleção, são contadas histórias de gestão de destinos e, então, elas podem ser reconhecidas pelas soluções implementadas em resposta aos desafios e problemas. Foi exatamente o que fez o secretário de Turismo de Capitólio, Lucas Arantes, sobre a Cachoeira da Capivara.


Ele contou a história do local que fica em área protegida da Serra da Canastra, região onde antigamente se extraía o quartzito. Portanto, a construção do complexo barrou a atividade extrativista ilegal do minério.


"Essa cachoeira está localizada onde antigamente ocorria a extração ilegal de quartzito. A destruição do ambiente natural foi o principal problema na área de Capitólio. Com a criação do Complexo Ecológico Capivara, nasceu um projeto que deveria promover o ecoturismo. Com o aumento da infraestrutura foi possível implementar a sustentabilidade no destino e, então, o projeto ajudou a evitar o garimpo ilegal, gerou empregos e, entre outros benefícios, ajudou a recuperar o meio ambiente", contou Lucas.

Comentários