CINCO REGIÕES DE MINAS ESTÃO COM OCUPAÇÃO DE UTI COVID ACIMA DE 90%

Média móvel de casos aumentou pelo terceiro dia consecutivo

Onze regiões de Minas estão com ocupação de UTI Covid acima de 80% Foto Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Onze regiões de Minas estão com ocupação de UTI Covid acima de 80% Foto Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

VCinco regiões de Minas Gerais apresentam ocupação de leitos de UTI Covid acima de 90%. Em outras seis regiões o avanço da doença também preocupa e já ultrapassa 80% de ocupação de leitos de UTI Covid. A situação é monitorada com prudência pelas equipes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), especialmente devido às limitações na oferta de leitos em algumas cidades do interior do Estado.

Outro indicativo é o aumento na média móvel de casos confirmados de Covid. O número apresentou elevação pelo terceiro dia consecutivo, e nesta quinta (3) chegou a 8474 casos. No dia 1 de junho o índice estava em 7745 casos, segundo o Painel de Monitoramento da SES.

Atualmente, a região Oeste é a que mais demanda cuidados, com 95,65% de ocupação em UTI Covid. Na macrorregião, a situação é ainda pior nas localidades de Campo Belo, Formiga, Itaúna e Lagoa da Prata, todas com 100% de ocupação de leitos UTI Covid.

Por isso, a macrorregião Oeste é uma das cinco que sofrem restrições mais severas do Programa Minas Consciente, válidas a partir de sábado (5), com proibições no funcionamento de academias, clubes de lazer e salões de beleza, entre outras medidas.

Em Itaúna, o procurador-geral do município morreu nesta quinta-feira (3) em decorrência de Covid. Helimar Parreiras da Silva, de 56 anos, estava internado desde o fim de maio, segundo informações da prefeitura. O prefeito Neider Moreira decretou luto oficial de três dias.

Em Divinópolis, na mesma região, a prefeitura informou que a vice-prefeita Janete Aparecida testou positivo para Covid na manhã de hoje. Ela suspendeu a agenda de compromissos e encontra-se em isolamento domiciliar.

As outras regiões com altos índices de ocupação de leitos UTI Covid são Jequitinhonha (95%), Centro-Sul (92,91%), Sul (91,93%) e Centro (90,52%).