BOMBEIROS DE MINAS RESGATAM GRUPO QUE FICOU ILHADO APÓS ÔNIBUS TOMBAR NO RS

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) resgatou, nesta segunda-feira (6), um grupo de pessoas que estava ilhado após um ônibus tombar em Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. A cidade é uma das atingidas pela cheia do rio Guaíba.

Nas imagens, é possível ver o momento em que os militares ajudam as vítimas a entrarem na aeronave. Ao todo, Minas Gerais enviou 28 bombeiros ao estado gaúcho para auxiliar as operações de resgate.

A equipe mineira está no Rio Grande do Sul desde quinta-feira (2) e, em menos de 24 horas, participou do salvamento de 187 pessoas que sofrem com a situação. Em Bento Gonçalves (RS), uma das equipes esteve com cães nas áreas de soterramento, e outro grupo de militares, do pelotão de Busca e Salvamento, realizou buscas e resgates com apoio de helicópteros.

Temporal no RS

As regiões mais afetadas pelas chuvas no RS são: Central, Vale do Rio Pardo, Metropolitana, Serra Gaúcha e Vale do Taquari. Quase 1 milhão de pessoas estão sem água e 424 mil sem luz.

O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública em 336 cidades. Segundo a Defesa Civil, as fortes chuvas que atingem o estado gaúcho, desde segunda-feira (29), já afetaram mais de 870 mil pessoas. De acordo com os dados mais atualizados, são 83 mortos, 111 desaparecidos e 129.279 desalojados.

A Marinha do Brasil enviou equipes, embarcações, aeronaves e viaturas para ajudar no resgate. A Força Aérea Brasileira enviou dois helicópteros para resgatar vítimas em cidades isoladas por causa das interdições nas rodovias, como Candelária, por exemplo.

Como ajudar?

Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).

Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.