CONVIVENDO COM SECA HÁ QUASE 10 ANOS, FALTA DE ÁGUA FAZ LAGO DE FURNAS VIRAR PASTO EM MG

Comerciantes e pescadores que dependem do lago convivem com perdas há quase uma década; situação pode piorar ainda mais até novembro.

Reprodução EPTV / Tarciso Silva

Reprodução EPTV / Tarciso Silva

A baixa do nível do Lago de Furnas no Sul de Minas fez o reservatório artificial que abastece a Hidrelétrica de Furnas, em São José da Barra (MG), virar praticamente um pasto na maioria das cidades que utilizam o lago para urismo e sustento de pescadores e piscicultores. Há cerca de 10 anos, comerciantes e pescadores que dependem do turismo e da criação de peixes sofrem com as constantes secas do lago, que também é habitat natural de diversas espécies de animais.

Hoje o nível do Lago de Furnas está em 37% de sua capacidade total, mas a situação pode piorar ainda mais. Nesta semana a Agência Nacional de Águas (ANA) fez uma declaração inédita de escassez de recursos hídricos e estabeleceu um limite mínimo para o lago até novembro, de 15%.

O motivo para a declaração feita pela ANA é a previsão de falta de chuvas, que pode deixar a situação dos reservatórios ainda mais crítica e impactar também na produção de energia elétrica.

Presidentes de associações e prefeitos de cidades que ficam às margens do lago pedem que a cota mínima do lago seja de 762 metros. Com os 15% de limite mínimo estabelecidos pela ANA, esse nível ficaria em torno de 754. Mais de 30 municípios são banhados pelo lago e dependem economicamente de sua exploração.