REMÉDIO PARA CÂNCER DE PULMÃO TEM EFEITO IMPRESSIONANTE EM TESTE

Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

Para o tratamento de um tipo bastante agressivo de câncer de pulmão, o remédio Lorbrena (lorlatinibe) aparenta ser uma das melhores apostas, como revelam os resultados da terceira e última fase dos estudos clínicos. Sem ligação com a pesquisa, cientistas classificam a resposta como "impressionante".

Após cinco anos de tratamento, 60% dos pacientes diagnosticados com uma forma grave de câncer de pulmão e medicados com o remédio lorlatinibe sobreviveram e estavam livres da progressão da doença, o que torna esta uma elevada taxa de sobrevida. Em comparação, apenas 8% dos voluntários medicados com uma fórmula oncológica padrão apresentaram a mesma resposta.

Os resultados do remédio contra o câncer de pulmão, desenvolvido pela Pfizer, foram detalhados em um artigo na revista Journal of Clinical Oncology.

Tratamento impressionante contra câncer de pulmão

Para entender, o remédio lorlatinibe é indicado para o tratamento de câncer de pulmão de células não pequenas (CPNPC), com uma mutação genética específica envolvendo o gene ALK.

Na maioria das vezes, esse tipo de linfoma afeta pessoas mais jovens e que não são fumantes. Além disso, o controle é normalmente difícil, já que é associado ao risco elevado de metástase e comprometimento do cérebro.

Como tratamento padrão, os oncologistas costumam receitar uma classe de remédios conhecida como inibidores da tirosina-quinase (ITQ). O lorlatinibe é um desses medicamentos da terceira geração, enquanto o crizotinibe é da primeira.

Com os remédios mais antigos, o risco de reincidência é alto, após o tratamento inicial. Isso ocorre, entre muitas coisas, pelo fato do câncer se tornar resistente ao medicamento. Entretanto, as novas fórmulas parecem ser mais eficazes.