CÂMARA: 100% DA BANCADA ASSUME PRETENSA CANDIDATURA À REELEIÇÃO EM PIUMHI

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Em entrevista recente ao jornal Alto São Francisco o presidente da Câmara de Vereadores de Piumhi Wilde Wéllis de Oliveira assumiu ser pré-candidato à reeleição nas urnas municipais do domingo, 6 de outubro. "Tem sido uma honra ser presidente desta Casa, que sem nenhuma dúvida foi e está sendo uma das câmaras legislativas mais produtivas e atuantes que nossa cidade já elegeu. É uma Câmara que, evidentemente tem suas rusgas de plenário, seus pontos de vista conflitantes às vezes, mas tudo com liberdade, democracia e respeito", considerou, justificando seu posicionamento nessa pré-temporada de campanha eleitoral. Com mais de 20 anos de experiência como vereador, 4 vezes como presidente da Casa Legislativa, prefeito-tampão, candidato a prefeito e articulador de várias campanhas políticas.

"Nossa Câmara" – avaliaria – "tem sido uma aliada da administração, agilizando leis, providências e ações necessárias, para que a administração não pare, mas ao mesmo tempo sem jamais abrir mão do direito e da obrigação do Legislativo de fiscalizar, apontar, denunciar e interferir nas falhas do Executivo." Para ele, então, a tendência é de que os 9 atuais vereadores se recandidatariam às eleições de outubro. E não é que ele estava certo? Pelo menos é o que mostra a conversa que o ALTO manteve durante a semana com seus pares na bancada legislativa apontando que se não inédita, pelo menos não se tem notícia de precedente em que 100% dos vereadores se candidatassem a um mandato consecutivo nos últimos 77 anos de história da Câmara de Piumhi eleita pelo voto direto. E olha que lá se vão 19 legislaturas desde a primeira em 1947. Lembrando ainda que nas eleições de quatro anos atrás 6 vereadores se candidataram e 3 se reelegeram, na anterior em 2016, um quadro ainda mais apertado para a permanência no cargo com 5 candidatos e não mais que 1 reeleito.

JOSÉ WELINGTON

José Welington da Silva, atual presidente do diretório municipal do PSB confirma sua pré-candidatura. "Na expectativa de um terceiro mandato e com objetivo de dar continuidade a este trabalho que tem sido realizado por nós nestes últimos oito anos, mais recentemente marcado pela significativa harmonia e parceria com nosso poder Executivo encabeçado pelo prefeito Paulo César Vaz. Dentre as "bandeiras" as quais levantamos ao longo desta jornada, estão alguns focos que julgamos de grande importância, como nos setores da Segurança Pública, Educação e Saúde. Sem esquecer que também nestes últimos meses voltamos nossas atenções para buscar também por melhorias no trânsito de nossa cidade, uma vez que o grande número de acidentes, sobretudo envolvendo motociclistas, tem nos preocupado bastante. Caso volte a ocupar uma cadeira na Câmara seguiremos com esta e várias outras campanhas com o objetivo comum de melhorar a qualidade de vida de nossa população", pronunciou.

CARLOS LEONEL

Veterano na militância política piumhiense, Carlos (Carlinhos) Leonel de Oliveira (PSD) se diz também pré-candidato à reeleição buscando novamente ocupar uma das cadeiras na bancada da Câmara de Piumhi. Eleito vereador pela primeira vez para o mandato de seis anos entre 1976 a 1982, retornou ao poder Legislativo em 2020. "Não vejo o cargo de vereador como emprego, pretendo sim dar continuidade da melhor maneira possível à minha atuação política como agente participativo na vida administrativa do município. Um dos objetivos é buscar por um segundo mandato consecutivo justamente dar sequência a esta minha metodologia de trabalho e continuarei também repassando mensalmente 100% do meu salário [líquido] de vereador para instituições sócio-assistenciais da cidade", disse.

REINALDO SILVA

O atual secretário da mesa diretora da Câmara, Reinaldo (Detetive) dos Reis Silva (PL) também anuncia sua pretensa candidatura a uma eventual reeleição. "Com a proposta de seguir com o trabalho desenvolvido junto à comunidade desenvolvido neste período anterior de quatro anos referentes ao nosso primeiro mandato, quando conseguimos muitos avanços importantes. Dentre as quais podemos citar, na área da Segurança Pública, por exemplo, a aquisição por meio de emendas parlamentares junto a deputados, de novas viaturas tanto para o Corpo de Bombeiros Militar quanto para as polícias Civil e Militar. Conseguimos colocar em operação a sala para aplicação de provas online do DETRAN para obtenção da CNH nas dependências da Delegacia de Polícia Civil de Piumhi, só para citar mais uma das muitas conquistas. Para um segundo mandato, caso reeleito, a ideia é reforçar o trabalho focado em políticas habitacionais, ou seja, mais casas voltadas para o atendimento a famílias de baixa renda", lista o vereador.

FÁBIO FERREIRA

Fábio (Tulim) Henrique Novaes Ferreira, ex-integrante do antigo PSL (hoje União Brasil) filiou-se recentemente ao PL. "Um vereador deve militar em todas as áreas pelo bem comum da população de seu município. Esta é minha filosofia de trabalho e de entendimento de como deve ser o serviço prestado pelo vereador na comunidade onde atua. Entretanto, um dos trabalhos mais ferrenhos diz respeito à conservação das estradas rurais, algo vital para o homem do campo escoar sua produção e para moradores e estudantes que todos os dias precisam circular pela nossa extensa malha viária rural. Outra demanda importante diz respeito à luta para a reabertura do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da Santa Casa de Piumhi, à resposta a pacientes amparado com o auxílio de deputados e demos início à busca pela construção do anel viário piumhiense, reuniões junto ao DER já foram realizadas neste sentido e este com certeza será um dos principais objetivos caso sejamos reeleitos", explica.

JOÃO MARCOS

O vice-presidente da mesa diretora João Marcos (Cooperador) Macedo Silveira (União Brasil) cumpre seu primeiro mandato na Câmara de Piumhi. "Estou sim como pré-candidato nas eleições municipais de outubro deste ano, pois acredito ser esta uma decisão importante para que possamos dar continuidade ao nosso trabalho, sobretudo quando temos uma avaliação positiva da comunidade", confirma. "Nesses quase quatro anos como vereador atuei ouvindo, dialogando com a população e o mais importante, se fazendo presente para acompanhar de perto as reivindicações, pleiteando junto ao poder Executivo ações que culminaram em muitas obras importantes que hoje podem ser observadas em nossa cidade, apresentando projetos de lei que se tornaram leis e são efetivas em nosso município. Participei de mobilizações significativas em busca de melhorias na Saúde e na defesa dos interesses dos profissionais que atuam neste setor, sem esquecer também de nossa atuação na representatividade do público cristão (com ações importantes voltadas a esse segmento). Foi grande também o empenho na busco por recursos, veículos e equipamentos, auxiliando instituições de destaque na cidade e possibilitaram o município na execução de ações essenciais, colaborando para o crescimento de nossa cidade. Caso reeleito a missão é de continuar com a mesma dedicação e empenho que sempre demonstrei ao longo desses anos, garantindo que a voz do cidadão seja ouvida e lutando pelo crescimento e desenvolvimento de nossa cidade", detalha o parlamentar.

GILVAN DA SILVA

Cumprindo seu primeiro mandato, Gilvan (de Penedos) Antônio da Silva é ex-integrante do Republicanos, filiando-se recentemente ao PSD. "Vamos buscar por uma reeleição, logicamente ainda dependendo das decisões emanadas das convenções em julho, mas amparados por um trabalho intenso e voltado exclusivamente para o bem comum da comunidade piumhiense e dependendo obviamente da vontade da população nas urnas e do apoio de amigos e familiares, nossa maior base sem sombra de dúvidas". "Nestes quatro anos conseguimos muitas melhorias para as comunidade rurais, como o empenho para instalação da antena de retransmissão de sinal de telefonia celular no distrito de Penedos (há pelo menos 15 anos sem qualquer sinal) e revitalização de inúmeras estradas rurais. No setor da Saúde, buscando recursos junto aos gabinetes de deputados estaduais e federais para o município". Sendo reeleito, uma das principais metas é pleitear junto ao poder Executivo as adequações necessárias no plano de cargos e salários do funcionalismo público municipal. Falta, por exemplo, um plano de saúde e assistência odontológica para os servidores, substituir a cesta básica por vale alimentação, ou seja, iniciativas voltadas para valorização da classe de um modo geral, algo que reflete até mesmo em melhorias no serviço prestado à população e dar sequência ao atendimento às várias demandas da comunidade piumhiense", coloca.

SHIRLEY GONÇALVES

Shirley Elaine Gonçalves Rezende, filiada ao Partido da União Brasil, anuncia que irá se recandidatar ao cargo de vereadora, em busca de um terceiro mandato na Câmara de Piumhi. "De acordo com pesquisa, uma parcela de 58% dos brasileiros é contrária à reeleição e como cidadã entendo essa reação. De forma generalizada, estamos cansados de ir às urnas, confiando em determinado candidato que muitas vezes nos decepciona. Por isso, nestes dois mandatos trabalhei e trabalho conforme a necessidade da população, sempre atendendo a quem me procura sem me ater a quem essa pessoa votou ou deixou de votar, pois o candidato eleito deve trabalhar para todos. E dessa forma é que irei atuar no terceiro pleito, caso seja reeleita. Não tenho grupos políticos aos quais estaria subordinada. Meu grupo político sempre foi os interesses da população e para atendê-los, dou o melhor de mim, mesmo tendo consciência que nem tudo consigo atender ou resolver", diz. "Dentre minhas ações, destaco os atos políticos em favor dos servidores públicos, a representatividade frente aos interesses das pessoas que moram na zona rural, como reparos nas estradas, linhas de ônibus escolares, projetos como o Setembro Verde (ações voltadas para as pessoas com deficiências físicas ou mentais), pelos estudantes, iniciativas junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em atendimento às demandas da população, o projeto contra os fogos de artifício, dentre outras mais, muito especialmente o Projeto de Lei 48, que versa sobre a criação da Área Proteção Ambiental (APA) Serras e Águas de Piumhi", enumera.

JOSÉ ANTÔNIO JR.

Exercendo seu segundo mandato consecutivo na Câmara de Piumhi, o vereador José Antônio (Boi) de Camargo Júnior (PSD) também se apresenta como pré-candidato à reeleição nas urnas de outubro deste ano. "O intuito de buscar uma reeleição para um terceiro mandato no Legislativo piumhiense é baseado no desejo de manter nosso ritmo de trabalho comunitário, sempre visando o bem comum", sintetiza. Sobre o atual mandato que completa agora três anos e meio, Camargo Júnior destaca que boa parte das conquistas "foi intermediada pelo deputado Cássio Soares, com foco, sobretudo no atendimento às necessidades das entidades sócio-assistenciais piumhienses, conseguindo veículos e unidades de geração de energia própria (fotovoltaica) para estas instituições filantrópicas". Cita ainda aporte parlamentar estadual para infraestrutura urbana, como recapeamento asfáltico, pavimentação de ruas e revitalização de praças. "Atender o cidadão em suas necessidades na área da saúde segue sendo um das prioridades, não se esquecendo do homem do campo, como recentemente quando criamos emenda impositiva no valor de R$ 68 mil para a aquisição de equipamentos para a Associação de Pequenos Produtores de Penedos, como um ensiladeira e motoniveladora. No setor educacional, estivemos recentemente pleiteando junto ao Ministério da Educação (MEC) a elevação do Campus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) para Campus de Piumhi, objetivando a instalação de mais cursos superiores, sendo esta instituição de ensino beneficiada também por emenda impositiva criada por nós para manutenção dos atuais cursos técnicos. E a busca pela reeleição é justamente para dar continuidade a todo este trabalho", explica José Antônio de Camargo Júnior.