DETENTOS QUE FUGIRAM DE PRESÍDIO EM MG JÁ RETORNARAM AO SISTEMA PRISIONAL, AFIRMA SEJUSP

Os sete homens saíram do Presídio de Boa Esperança (MG), na terça-feira (25), por meio de um buraco cavado na parede de uma das celas.

Detentos fogem do Presídio de Boa Esperança; imagens flagram momento em que eles tentam furtar carro - Foto: Reprodução / Redes Sociais

Detentos fogem do Presídio de Boa Esperança; imagens flagram momento em que eles tentam furtar carro �- Foto: Reprodução / Redes Sociais

Os últimos dois detentos foragidos do Presídio de Boa Esperança foram recapturados nesta sexta-feira (28) pela Polícia Militar. Agora, todos os sete fugitivos estão de volta ao sistema prisional. A informação foi confirmada na manhã de sábado (29) pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Conforme a Sejusp, Rafael dos Santos Silva foi recapturado na manhã de sexta (28) na casa do irmão, na cidade de Cristais (MG), após ter sido localizado pela PM com o auxílio dos setores de Inteligência da Polícia Penal. Ele está preso no Presídio de Campo Belo.

Já Bruno Pereira dos Santos, segundo a Sejusp, foi preso na noite de sexta-feira (28) no município de Lavras. Ele foi encontrado por uma equipe da Polícia Militar e está preso no Presídio de Lavras.

Os outros cinco presos foram recapturados na quarta-feira (26), um dia depois de fugirem. A polícia segue com as investigações para saber se eles tiveram ajuda no esquema da fuga.

    Fuga do presídio

    A fuga aconteceu no começo da noite de terça-feira (25). A suspeita é que eles cavaram um buraco numa das paredes de uma cela, pularam o muro e seguram pela rua do presídio.

    Imagens gravadas por câmeras de segurança mostram os detentos já na rua. Eles tentam levar um carro, mas o motorista estava dentro dele. Como não conseguem, os homens pegam uma caminhonete e fogem.

    Uma força tarefa chegou a ser montada pelas polícias Militar, Penal e Civil, para tentar encontrar os sete fugitivos.

    Segundo a Sejusp, todos os detentos foram recapturados e recolhidos para o sistema prisional. São eles: David Cesar Souza, Felipe Henrique Silva, Igor da Silva Miquelino, Maycon Douglas Marques Neves, Júlio Cesar Bento, Bruno Pereira dos Santos e Rafael dos Santos Silva.

    Igor da Silva Miquelino, inclusive, já tinha fugido do Presídio de Campos Gerais no início deste ano. Ele ficou sete dias foragido e foi recapturado em 14 de janeiro.

    Investigação

    Segundo o delegado Moacir de Oliveira Neto, uma investigação foi aberta para investigar se houve alguma facilitação para a fuga dos detentos.

    "A Polícia Civil vai abrir uma investigação para apurar se teve alguma promoção, alguma facilitação dessa fuga, justamente para ver se tem algum envolvido, que facilitou, que de qualquer forma contribuiu para a fuga dos presos. Todas as forças de segurança, inclusive a Guarda Municipal, atuaram na recaptura dos que já foram recapturados e agora diligências vão ser empreendidas no sentido de localizar e fazer a recaptura desses presos, tanto pela Polícia Civil, Militar e a própria Guarda Civil, junto com a Polícia Penal", disse o delegado.

    O delegado ainda disse que os presos que fugiram são detentos envolvidos com diversos tipos de crimes como furto, tentativa de homicídio, lesão corporal e até estupro.