MG VOLTA A TER PIORA NOS CASOS DE COVID, MAS ESPERA RECEBER LOTE RECORDE DE VACINAS NESTE MÊS

Estado reverteu tendência de queda e passou a registrar tendência de aumento de casos da doença. Em torno de 4 milhões de doses de vacina são esperadas em junho.

Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, em coletiva de imprensa - Foto: Reprodução/ Governo de Minas

Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, em coletiva de imprensa �- Foto: Reprodução/ Governo de Minas

Minas Gerais reverteu a tendência de queda e vive, atualmente, uma tendência de aumento de casos de Covid-19. Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (8), o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, disse que ainda é cedo para dizer se o estado enfrenta o início de uma terceira onda em regiões específicas ou um novo pico relacionado ao Dia das Mães.

A expectativa é mais positiva em relação à vacinação: cerca de 4 milhões de doses são esperadas em junho, o maior número já recebido por Minas Gerais em um mês desde o início da imunização.

Segundo Baccheretti, o cenário do estado é heterogêneo – embora a ocupação média dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) esteja na casa dos 80%, em algumas regiões a situação é mais crítica. Na última semana, 51 transferências de pacientes foram realizadas dentro de Minas.

A Região Sul é a mais preocupante no momento. A proximidade com o estado de São Paulo incentiva o turismo no local e contribui para agravar a situação.

"Hoje, a Região Sul de Minas vive o pior momento desde o início da pandemia em relação ao número de casos novos. A Polícia Militar está aumentando o seu efetivo nessas cidades, usando megafones para sensibilizar a população, são várias medidas para que a gente busque frear o vírus", afirmou o secretário.

Na semana passada, foram implementadas restrições no Sul e em outras quatro macrorregiões (Triângulo do Sul, Oeste, Leste do Sul e Centro-Sul) pelo Minas Consciente. Nesses locais, estão proibidos eventos e atrativos culturais e naturais, além de academias, clubes e salões de beleza.

Por enquanto, a onda roxa não é necessária, mas a adoção da medida não é descartada.