VACINAS DA JANSSEN ENVIADAS PELOS EUA DEVEM SER USADAS EM CAPITAIS, DIZ QUEIROGA

Ministro afirmou que validade dos imunizantes pode ser alterada pela Anvisa

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde Foto Foto: Reprodução/TV

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde Foto Foto: Reprodução/TV

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou, em coletiva neste sábado (12), que os imunizantes da Janssen enviados pelos Estados Unidos ao Brasil devem ser utilizados nas capitais. Segundo ele, essa é a orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em razão do prazo de validade curto hoje definido para a vacina que deve chegar no país na próxima terça-feira pela manhã. As vacinas, que têm aplicação de dose única, têm prazo de validade até o dia 27 de junho.

"Essas doses têm prazo de validade mais curto, mesmo assim o FDA (equivalente à Anvisa nos Estados Unidos) autorizou que esse prazo de validade fosse expandido por mais 15 dias (na verdade essa extensão foi por mais seis semanas) e, por conta disso, o programa nacional de imunização decidiu que essas doses deveriam ser aplicadas nas capitais. Porque, assim, nós temos mais agilidade de entregar essas doses à população brasileira", afirmou Marcelo Queiroga em coletiva neste sábado (2).

Queiroga afirmou que as vacinas chegarão com um desconto de 25% e que a Anvisa já está discutindo a possibilidade de ampliar o prazo de validade nos imunizantes no Brasil. Ainda assim, ele afirma que "isso não vai ser muito necessário". "Nós confiamos no programa nacional de imunização e na capacidade que temos de vacinar a população brasileira", afirmou.

Em Minas, o secretrário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, afirmou na última semana que a intenção é distribuir as doses para todos os municípios e não apenas para as capitais. Há uma reclamação frequente de diversos municípios de que a capital tem sido privilegiada na distribuição de imunizantes.