RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO ADIAM DESFILES DE CARNAVAL PARA ABRIL

Foto : Ilustração

Foto : Ilustração

Uma decisão tomada em conjunto pelos prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de São Paulo, Ricardo Nunes, na noite desta sexta-feira (21), selou a decisão de adiar os desfiles de Carnaval das escolas de samba das duas capitais, que ocorreriam em fevereiro, para o feriado de Tiradentes, celebrado em 21 de abril.

A decisão foi provocada pelo avanço da variante Ômicron no país, o que resultou na alta de casos de covid-19 em todo o Brasil. Em nota emitida pelas duas prefeituras, foi ressaltado que, no momento, a necessidade é de "preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional".

— Orientados pelos secretários de saúde, otimistas que estão com a evolução dessa cepa nova da pandemia, acompanhando o resto do mundo de diminuição, entendemos que é prudente adiarmos para o feriado de Tiradentes, em abril. Estamos confirmando a realização do Carnaval em abril — disse Eduardo Paes ao g1.

O prefeito do Rio de Janeiro ainda afirmou que o feriado de Carnaval, em fevereiro, em princípio, está mantido, apesar da transferência dos desfiles. Paes ainda destacou que a decisão de realizar o Carnaval de rua, que havia sido cancelado, em outra data, ainda vai ser analisada, já que ele tem características diferentes dos desfiles do sambódromo.

As prefeituras divulgaram uma nota em conjunto:

As prefeituras do Rio e de São Paulo, sob a orientação de seus secretários de Saúde, optaram por adiar a realização dos desfiles das Escolas de Samba para o fim de semana do feriado de Tiradentes, em abril. A decisão foi tomada em respeito ao atual quadro da pandemia de COVID-19 no Brasil e a necessidade de, neste momento, preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional.

O adiamento do carnaval foi decidido após uma reunião na noite desta sexta-feira, por videoconferência, em que estiveram presentes o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o secretário de Saúde carioca Daniel Soranz, o secretário de Saúde paulistano Edson Aparecido, além dos presidentes das Ligas de Escolas de Samba de ambas as cidades.

Maiores informações sobre a nova programação do carnaval serão divulgadas em momento oportuno.