CHUVAS DE FEVEREIRO ELEVAM NÍVEL DOS RESERVATÓRIOS DAS HIDRELÉTRICAS

Ilustração

Ilustração

As chuvas de fevereiro elevaram o nível dos reservatórios das hidrelétricas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Por outro lado, os reservatórios do Sul seguem em queda com a estiagem na região. Isso é o que diz o Boletim Mensal de Monitoramento do Sistema Elétrico Nacional, do Ministério de Minas e Energia.

O nível dos reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste cresceu 16 pontos percentuais entre janeiro e fevereiro, chegando a quase 60% da capacidade. Já os reservatórios mais cheios são os do Norte, com quase 100% da capacidade e Nordeste, com 81% da capacidade total, cada uma dessas regiões viu o nível da água crescer oito pontos percentuais no período.

O gerente da TNC Brasil, organização não governamental que promove a preservação da água, Samuel Barreto, avalia que a melhora é importante, principalmente no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, responsável por cerca de 70% da produção de energia hidroelétrica no país, mas o especialista ressalta que esse pode ser um alívio temporário.

Por outro lado, o nível dos reservatórios do subsistema da região Sul perdeu 7 pontos percentuais, fechando fevereiro com 28% da capacidade, por causa da estiagem. Por isso, apesar das melhoras nas demais regiões, as medidas excepcionais, como aumento do acionamento das termelétricas e importação de energia do Uruguai e Argentina, continuarão em vigor visando atender a demanda da região Sul.