GEADA DESTA MADRUGADA TRAZ MAIS PREJUÍZOS PARA PRÓXIMA SAFRA DE CAFÉ DO BRASIL

Geadas atingiram as mais diversas culturas e aumentam as preocupações no parque cafeeiro

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A terça-feira (20) amanheceu gelada em todo o Centro-Sul do Brasil e mais uma vez, as geadas atingiram as mais diversas culturas e aumentam as preocupações no parque cafeeiro maior área produtora do país. Apesar das previsões climáticas indicarem o risco de geada para algumas áreas, o frio foi mais intenso e as temperaturas ficaram abaixo de 0º em boa parte da região.

Diferente da geada registrada na última semana de junho, o frio foi mais intenso, o que preocupa José Donizeti Alves, professor e pesquisador da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que reforça que para saber o tamanho do estrago é preciso esperar mais alguns dias, mas destaca que a área atingida pelo evento climático dessa vez é mais extensa.

"Pelos relatos que tenho recebido, penso que a área atingida foi muito mais que da primeira. Tem fazenda que a geada pegou 40% da propriedade. Temos que esperar sempre para avaliar os prejuízos mas, pelo que estou vendo, desta vez a coisa foi bastante séria", afirma ao Notícias Agrícolas.

A preocupação do especialista é justamente com a safra do ano que vem. "No Sul de Minas e no Cerrado a geada pegou pesado e fez muitos estragos. Só que ao contrário da última vez, desta vez estou bastante preocupado. A experiência mostra que, desta vez, já podemos adiantar um prognóstico sem medo de errar que a situação desta vez é muito séria. Foi geada em cima de geada", acrescenta.

Por conta disso, as cotações na Bolsa de Nova York (ICE Future US) opera com expressiva valorização no pregão desta terça-feira (20). Por volta das 11h29 (horário de Brasília), as cotações registravam mais de 900 pontos de alta, o equivalente a 5,75%. + Após madrugada com geada, preços do arábica explodem na Bolsa de NY

Já em relação a safra sendo colhida, o especialista afirma que ainda não há informações sobre o percentual de lavouras com frutos atingidas, mas alerta que a queima da cereja pode impactar diretamente na qualidade dessa safra.