INÍCIO DA PRIMAVERA SERÁ MARCADO POR CHUVA E FRIO EM PONTOS DO PAÍS

Ilustração

Ilustração

Árvores repletas de flores, temperatura amena e chuvinha para refrescar. Isso é o que todo mundo pensa quando se fala em primavera. Mas, parece que a chegada dessa estação neste ano não vai ser bem assim. Frio e tempestades marcam o início da estação das flores em muitos locais do país.

De acordo com Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, uma frente fria está chegando na região do Sul do país e nos estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo, o que diminui as temperaturas e aumenta a quantidade de chuvas. Heráclio Mendes, meteorologista do Inmet, explica que no final de semana vai fazer muito frio no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Heráclio explicou que a primavera é um período de transição entre o inverno e o verão, que começa com chuvas irregulares e temperaturas mais amenas. Ela destaca que esse cenário vai se modificando à medida que o verão se aproxima, na segunda metade de dezembro.

O início da primavera tem relação com o chamado equinócio, que é o período do ano em que os dois hemisférios, sul e norte, são iluminados de maneira uniforme pelos raios solares. Assim, os dias e as noites possuem, basicamente, a mesma duração.