SAF DO ATLÉTICO-MG: DONOS DO PSG E DO LIVERPOOL ESTÃO ENTRE OS INTERESSADOS

Ilustração

Ilustração

Se em campo o Atlético-MG ainda luta para conquistar uma vaga na edição 2023 da Copa Libertadores, fora dele a diretoria do clube já tem uma certeza: o Galo vai se tornar uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol) a partir do próximo ano.

Duas empresas foram contratadas pelo Atlético para ajudar neste processo, que inclui a busca por parceiros, e o resultado foi o interesse de grandes investidores, como apurou o UOL Esporte. Entre eles estão os proprietários de clubes como o PSG, da França, e o Liverpool, da Inglaterra. A EY e a BTG Pactual são responsáveis pela assessoria financeira e pela busca de investidores para o Atlético.

Cerca de 100 possíveis investidores foram listados dentro do que a diretoria alvinegra deseja para o clube, e 15 cartas de interesse foram recebidas de volta.

A Fenway Sports Group, que controla o Liverpool, da Inglaterra, e o time norte-americano de beisebol Boston Red Sox está entre os interessados no controle do futebol atleticano, como informou o Fala Galo e confirmou o UOL Esporte. Mas existe uma diferente entre interesse e proposta. Neste primeiro momento ainda não existe negociação avançada com nenhuma empresa ou investidor. Além disso, é importante destacar que nem todas as cartas de interesse vão se transformar em propostas. Nesta etapa do processo os possíveis investidores têm acessos a documentos e números do Atlético.

O mesmo vale para Nasser Al-Khelaifi, que é dono do PSG e ligado ao governo do Qatar. Como noticiado pelo jornalista Jorge Nicola e confirmado pelo UOL Esporte, o proprietário do PSG demonstrou interesse no futebol do Atlético. Dentro do clube existe a preferência por fechar o negócio com algum grupo que já tenha experiência no futebol, mesmo que não tenha nenhuma equipe na América do Sul.

Vale lembrar que no primeiro semestre o Atlético chegou a conversar com o Grupo City, mas a negociação não avançou e a empresa que proprietária de equipes como o Manchester City está próxima de comprar o Bahia.

Mas a transformação do Atlético em SAF depende do Conselho Deliberativo do clube. Os conselheiros do Galo já estão cientes da situação financeira do clube e vão se reunir em novembro para votar a mudança no estatuto atleticano, para permitir ou não a venda do futebol.