MONKEYPOX: BRASIL REGISTRA 8ª MORTE E SE TORNA PAÍS COM MAIS ÓBITOS PELA DOENÇA

Ministério da Saúde registrou, nesta terça-feira (25/10), a oitava morte por varíola dos macacos, em Minas Gerais. Brasil ultrapassou a Nigéria, na África, e lidera ranking de óbitos pela doença

(crédito: Freepik/Reprodução)

(crédito: Freepik/Reprodução)

O Ministério da Saúde registrou, nesta terça-feira (25/10), a oitava morte por varíola dos macacos, em Minas Gerais. Com isso, o Brasil se tornou o país com mais óbitos pela doença, ultrapassando a Nigéria, nação que listava a maior quantidade de vítimas em escala mundial. Ao todo, o estado do Sudeste contabiliza 545 casos confirmados e 355 suspeitos.

A vítima é um homem de 33 anos, morador de Divinópolis, e que tinha comorbidades. Ele estava internado em Belo Horizonte e faleceu no último sábado (22).

A primeira morte anunciada no Brasil ocorreu em julho, também no estado mineiro. O homem tinha 41 anos, era natural de Uberlândia, mas estava internado no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte. Possuía comorbidades, tratava de um câncer no sistema linfático e estava com o sistema imunológico fraco. A monkeypox fez com que o quadro piorasse.

De acordo com o ministério, no país há 9.026 casos confirmados e 4.765 suspeitos. São Paulo tem sido o epicentro da doença, com 4.014 casos. Isso coloca o Brasil em segundo lugar no número de infecções, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que tem mais de 27 mil casos.