PL CONTRARIA EDUARDO BOLSONARO E DIZ QUE NÃO APOIA PROPOSTA PARA ADIAR 2º TURNO

Reprodução/ Internet

Reprodução/ Internet

O Partido Liberal (PL), legenda do presidente Jair Bolsonaro, publicou uma nota oficial nesta sexta-feira (28) garantindo que nunca apoiou qualquer proposta de adiamento do segundo turno das eleições.

Na nota assinada pela Coligação Pelo Bem do Brasil, da qual também fazem parte o PP e o Republicanos, o PL afirmou que "boicotar o processo eleitoral neste momento é um ato antidemocrático."

A publicação ocorre um dia após o deputado federal reeleito Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente, afirmar, em conversa com jornalistas em Vitória (ES), que o pleito deveria ser adiado para dar ao pai "direito de resposta" por causa de denúncia de suposta fraude na veiculação de inserções eleitorais do presidente em rádios. A irregularidade foi apontada por ministros do presidente, sem apresentar provas. Por isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou um pedido de abertura de investigação.

A tese do adiamento, que levanta a acusação de violação das regras eleitorais por parte dos adversários, divide aliados de Bolsonaro. O presidente recebeu indicações de que não teria apoio no Centrão. A três dias do segundo turno, a mudança das eleições exigiria uma emenda constitucional, a ser proposta e aprovada no Congresso. As datas do primeiro e do segundo turno das eleições estão previstas na Constituição, no artigo 77.

"A eleição do Presidente e do Vice-Presidente da República realizar-se-á, simultaneamente, no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do término do mandato presidencial vigente", diz o texto.

Confira íntegra da nota do PL:

"O PL e demais partidos aliados à campanha pela reeleição do presidente da República Jair Bolsonaro esclarecem e repõem a verdade em relação ao panfleto de autoria anônima e mentiroso sobre o 2º Turno das Eleições 2022 que circula nas redes sociais

– O cartaz é comprovadamente falso;

– Em nenhum momento foi sequer cogitada a proposta de adiamento do 2º Turno das Eleições de 2022;

– Boicotar o processo eleitoral neste momento, estimulando a ausência nas urnas, é um ato antidemocrático

– Tal atitude só beneficiaria o candidato adversário, que combatemos com todo o vigor em virtude do seu histórico político-policial

Coligação Pelo Bem do Brasil – Presidente 22"