RESULTADOS DAS ELEIÇÕES 2022: VEJA OS GOVERNADORES ELEITOS NO SEGUNDO TURNO

Ilustração

Ilustração

A população de 12 estados brasileiros foi às urnas neste domingo para escolher não apenas o presidente, mas também decidir quem estará à frente dos respectivos governos estaduais nos próximos quatro anos. Outras 15 unidades da federação, incluindo o Distrito Federal, elegeram o governador já na primeira volta, no dia 2 de outubro. Governadores de 11 estados já estão matematicamente eleitos, entre eles São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Além do embate entre o candidato bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o postulante petista Fernando Haddad (PT), em São Paulo, chamaram muito a atenção as disputas em Pernambuco e Rio Grande do Sul. Houve disputas acirradas em praticamente todos os estados. Na véspera, a última rodada de pesquisas do Ipec apontou empate técnico em 8 dos 12 estados com segundo turno.

Com parte das urnas apuradas, confira a seguir a lista de todos governadores eleitos em 2022.

Região Sudeste

Espírito Santo

O atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) foi reeleito neste segundo turno. O pessebista saiu do primeiro turno com uma vantagem de quase 10% dos votos válidos sobre o seu adversário, Carlos Manato (PL), mas a última pesquisa Ipec apontou empate técnico.

Rio de Janeiro

Ainda no primeiro turno, o atual governador do Rio, Cláudio Castro (PL), conseguiu se manter no cargo recebendo 58,67% dos votos válidos, contra 27,38% do deputado federal Marcelo Freixo (PSB). Castro se tornou chefe do Executivo fluminense após o impeachment do ex-governador Wilson Witzel (PSC), eleito em 2018, de quem era vice.

São Paulo

Reproduzindo o embate nacional, São Paulo elegeu o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos).O segundo colocado foi o postulante petista, Fernando Haddad (PT), ex-prefeito da capital paulista e também ex-titular de uma pasta durante o governo Lula.

Região Norte

Acre

Já no primeiro turno, o atual governador do Acre, Gladson Cameli (PP), foi reeleito com 56,75% dos votos válidos. Em seguida, ficou o candidato do PT, Jorge Viana, com 24,21% dos eleitores.

Amapá

Com apoio do atual governador, Waldez Góes (PDT), Clécio Vieira (Solidariedade) foi eleito ainda no dia 2 de outubro para governar o Amapá nos próximos quatro anos. Em segundo lugar, ficou Jaime Nunes (PSD).

Amazonas

No Amazonas, o atual governador, Wilson Lima (União Brasil) foi reeleito. Lima confirmou a vitória após ser apontado pelas pesquisas como vencedor do pleito. No primeiro turno, Lima recebeu 42,82% dos votos válidos, enquanto o ex-governador Eduardo Braga (MDB), escolhido foi por 20,99% dos eleitores.

Pará

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), foi reeleito ainda no primeiro turno, no último dia 2. Foi o maior percentual de votos válidos dado a um candidato para governo estadual no pleito deste ano: 70,4%. Em segundo lugar, ficou Zequinha Marinho (PL), com 27,13%, uma diferença que ultrapassa 40% dos eleitores.

Roraima

Outro governador que foi reeleito já no primeiro turno é Antonio Denarium (PP), com 56,47% dos votos válidos, em Roraima. Em seguida, ficou Teresa Surita (MDB), com 41,14% do eleitorado.

Tocantins

No Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos) foi reeleito governador no dia 2 de outubro com 58,14% dos votos válidos. Ronaldo Dimas (PL) foi a escolha de 22,5% dos eleitores, e terminou como segundo colocado.

Rondônia

Neste domingo, o estado escolheu Marcos Rocha (União) para o próximo mandato. A disputa no primeiro turno foi acirrada: Rocha recebeu 38,88% dos votos válidos, e Marcos Rogério (PL), que recebeu 37,05% dos votos no dia 2 de outubro. As pequisas apontavam empate técnico entre os candidatos.

Região Centro-Oeste

Distrito Federal

Com pouco mais da metade dos votos válidos, 50,3%, o atual governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi reeleito ainda no primeiro turno para um segundo mandato. Aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), ele desbancou o adversário Leandro Grass (PV), que foi escolhido por 26,25% dos eleitores.

Goiás

Em Goiás, o atual governador também foi reeleito no dia 2 de outubro. Ronaldo Caiado (União) recebeu 51,8% dos votos válidos, mais que o dobro do seu principal rival, Gustavo Mendanha (Patriotas), que terminou com 25,20%.

Mato Grosso

O atual governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), conquistou a reeleição ainda na primeira volta das eleições deste ano, com 68,5% dos votos válidos – uma das porcentagens mais altas registradas entre os candidatos a governos estaduais no país. A postulante que chegou mais perto de Mendes foi Marcia Pinheiro (PV), com 16,41% dos eleitores.

Mato Grosso do Sul

Único estado do Centro-Oeste a ter segundo turno, o Mato Grosso do Sul escolheu para o próximo mandato: Eduardo Ridel (PSDB). O tucano conta com o apoio do atual governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), e da ex-ministra Tereza Cristina (PP-MS), eleita senadora. A eleição de Ridel foi uma virada em relação ao primeiro turno, quando ele recebeu 25,16% dos votos e seu adversário e Capitão Contar (PRTB) recebeu 26,71% dos votos válidos. Ambos tiveram endossos do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Região Nordeste

Alagoas

Paulo Dantas (MDB) foi reeleito governador de Alagoas neste segundo turno contra Rodrigo Cunha (União Brasil). O postulante do MDB saiu na vantagem do primeiro turno, com 46,64% dos votos válidos, enquanto o da União Brasil terminou no dia 2 de outubro com 26,79%.

Bahia

A disputa reedita a rixa histórica entre o petismo e o carlismo no estado. Depois de quase ter levado no primeiro turno, Jerônimo Rodrigues (PT) disputa o governo da Bahia neste domingo com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), que começou a campanha como favorito. Rodrigues, candidato do atual governador, Rui Costa (PT), recebeu 49,45% dos votos válidos no dia 2, enquanto ACM Neto terminou com 40,80%. O resultado deste domingo ainda não foi divulgado.

Ceará

Ainda no primeiro turno, Elmano de Freitas (PT) foi eleito governador do Ceará com 54,02% dos votos válidos. O petista contava com o apoio do ex-chefe do Executivo cearense Camilo Santana (PT), que foi escolhido neste ano para o Senado Federal. Em segundo lugar, ficou Capitão Wagner (União), com 31,72%.

Maranhão

No Maranhão, o atual governador, Carlos Brandão (PSB), foi eleito para mais quatro anos no cargo ainda no primeiro turno, com 51,25% dos votos válidos. Brandão assumiu o estado após a renúncia de Flávio Dino (PSB), em abril, para disputar, com sucesso, uma vaga no Senado Federal. O segundo colocado foi Lahesio Bonfim (PSC), com 24,87% dos eleitores.

Paraíba

O governador João Azevedo (PSB) foi reeleito neste domingo para mais quatro anos de mandato. O pessebista confirmou a vitória após ganhar também no primeiro turno com 39,65% dos votos válidos contra Pedro Cunha Lima (PSDB), que terminou o dia 2 com 23,90% do eleitorado.

Pernambuco

Para o próximo mandato, os pernambucanos elegeram Raquel Lyra (PSDB). No início do mês, Marília Arraes (Solidariedade) havia recebido 23,97% dos votos válidos, enquanto Raquel foi escolhida por 20,58% dos eleitores. Acompanhe a apuração em tempo real

Piauí

No Piauí, com o apoio do ex-governador Wellington Dias (PT), que deixou o cargo neste ano para disputar, com sucesso, uma vaga no Senado Federal, Rafael Fonteles (PT) foi eleito ainda no primeiro turno, com 57,17% dos votos válidos. Em seguida, ficou Silvio Mendes (União), com 41,62% do eleitorado.