PRÉVIA IBGE: PRODUÇÃO DE LEITE REAGE NO TERCEIRO TRIMESTRE, MAS SEGUE ABAIXO DE 2021

Foto: Ilustrativa

Foto: Ilustrativa

Os dados preliminares da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE para o terceiro trimestre de 2022, divulgados nesta sexta-feira (11/11) apontam um volume total de leite captado de aproximadamente 6,0 bilhões de litros, uma queda de 3,4% na captação de leite cru resfriado, em relação ao mesmo período de 2021, que registrou um volume total de 6,2 bilhões, como mostra o gráfico 1.

Gráfico 1. Captação formal: Variação em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

IBGE produção de leite

Fonte: elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE.

Apesar do resultado ainda ser negativo para variação trimestral, nota-se que a diferença anual tem diminuído, desde o primeiro trimestre deste ano (período que vivenciamos a maior escassez de leite no mercado).

Se compararmos ao volume de captação formal do trimestre anterior (2ª trimestre), vemos que em 2022 tivemos um aumento de 11,1% (+599 milhões de litros). Apesar de haver o efeito sazonal para essa alta, no ano passado, nesse mesmo período, a diferença foi de 6,3% (+367 milhões de litros), conforme podemos observar no gráfico abaixo:

Gráfico 2. Volume de captação mensal de leite.

IBGE produção de leite

Fonte: IBGE – elaborado pelo MilkPoint Mercado.

Um fator que contribuiu para este cenário foi a melhora do indicador RMCR (Receita Menos Custo de Ração) — relacionado à rentabilidade dos produtores — no 2º e 3º trimestres deste ano.

Gráfico 3. Receita Menos Custo de Ração (RMCR).

IBGE produção de leite

Fonte: elaborado pelo MilkPoint Mercado.

Nesse cenário de melhora na disponibilidade de leite, em relação ao trimestre imediatamente anterior, os preços dos derivados lácteos voltaram a recuar (após um forte ciclo de altas, que vimos na primeira metade do ano), conforme podemos ver no gráfico abaixo.

Gráfico 4. Índice MilkPoint Mercado de Preço de Atacado (jan/2022 = 100).

IBGE produção de leite
Fonte: elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE.

Para o último trimestre de 2022, a expectativa é que a variação anual ainda siga negativa, mas que a diferença em relação a 2021 também seja menor — assim como vimos para o 3º trimestre.