ESTUDO APONTA RISCO PARA TURISTAS EM 18 ATRATIVOS NA SERRA DA CANASTRA

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Um estudo realizado pelo Serviço Geológico do Brasil-CPRM (SGB), órgão ligado ao Ministério das Minas e Energia, aponta que 18 das 21 atrações turísticas do Parque Nacional da Serra da Canastra apresentam alto grau de perigo de queda, tombamento, rolamento de bloco rochoso, deslizamento de solo ou enxurrada. Segundo o estudo, há alto grau de perigo em um dos principais cartões-postais do parque, a cachoeira Casca D"Anta, tanto na parte alta (Poço Fundo) como na parte baixa.

A avaliação geotécnica nos atrativos turísticos localizados nos municípios de Delfinópolis e São Roque de Minas foi feita a pedido do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) após a queda de um bloco rochoso nos cânions de Capitólio, ocorrida em 8 de janeiro deste ano e que causou a morte de dez pessoas que estavam em uma lancha.

De acordo com o ICMBio, após o relatório, foram instaladas placas informando sobre os perigos de queda de blocos rochosos e, no caso específico do Poço Fundo, os visitantes são orientados para que não continuem a trilha que leva até ao atrativo, conforme sugestão apontada no estudo. Ainda conforme o relatório, é necessário chamar a atenção para o perigo de blocos soltos no topo das vertentes em caso de atividades como rapel, trilhas ou outras práticas.

Além da Casca D"Anta, o estudo também avaliou outras treze cachoeiras, três trilhas, a nascente histórica do rio São Francisco e o poço da trilha Sanit-Hilaire. No estudo, o SGB não aponta necessidade de interdição dos atrativos turísticos e salienta que os riscos são inerentes em atividades turísticas em áreas de perigo como cachoeiras e trilhas que percorrem encostas rochosas de alta declividade.

O ICMBio informa que adotou medidas para alertar os turistas sobre os riscos apontados na avaliação do Serviço Geológico do Brasil-CPRM (SGB), como sinalização e interdição em alguns pontos em caso de chuvas intensas, e que articula junto ao órgão ações educativas sobre o tema.