LAGO DE FURNAS TEM MELHOR NÍVEL PARA JANEIRO DOS ÚLTIMOS 10 ANOS, APONTA ONS

Apenas nos primeiros dias deste mês, lago subiu mais cerca de um metro e 30 centímetros.

Lago de Furnas tem melhor nível para janeiro dos últimos 10 anos, aponta ONS Â- Foto: Reprodução/EPTV

Lago de Furnas tem melhor nível para janeiro dos últimos 10 anos, aponta ONS �- Foto: Reprodução/EPTV

O Lago de Furnas está com o melhor nível em um mês de janeiro dos últimos 10 anos. O volume, hoje, é 81,15% da capacidade, sendo que o lago subiu mais de um metro apenas nos primeiros dias do ano. Há um mês, no dia 10 de dezembro de 2022, Furnas estava com 65,86% do volume.

Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico, que também destacam que há um mês Furnas está com mais de 65% do volume total. Atualmente, o Lago está com mais de 81%, o que representa três metros de elevação.

Ainda segundo, o ONS, só nos primeiros dias de janeiro, o Lago subiu um metro e 30 centímetros.

"A expectativa é muito boa, o Lago chegando em níveis altos nessa época, é o suficiente para suportar o segundo semestre que é mais seco. Temos uma expectativa muito grande de termos um espelho d"água com bastante volume e capaz de proporcionar várias atividades no Lago de Furnas e desenvolver economicamente a região", disse o Secretário Executivo da Alago, Fausto Costa.

Com a água nesse patamar, o movimento em restaurantes à beira do lago cresceu, como no caso do estabelecimento de Natan Martini.

"A maior riqueza que a gente pode ter, isso aqui é nosso ganha pão. Sem essa água a gente não vive, passa apertado. Hoje graças a Deus ela voltou, estamos conseguindo andar para frente e não só para trás", falou o empresário.