VIGILÂNCIA EM SAÚDE ALERTA SOBRE APARIÇÃO DE ESCORPIÕES NESTE VERÃO

Durante o período de verão é comum o aumento de ligações feitas pela população na Vigilância em Saúde sobre o aparecimento de escorpiões na cidade. O coordenador de Endemias, Luiz Henrique Vieira Mota, explicou que as ações da Vigilância se dão de início quando a pessoa entra em contato com o setor, e o mesmo realiza o agendamento para fazer uma visita na residência.

No local, é passado as recomendações de como evitar o acidente com escorpiões. "Nossa equipe orienta o morador sobre a questão de tapar as trincas no chão e parede, deixar o quintal limpo e organizado, evitar ter um cômodo onde há acúmulos de objetos ou deixar resto de material de construção descartado nos quintais, pois é o principal alojamento de escorpiões", destacou o coordenador.

Luiz Mota informou que no caso de aparecimento de escorpiões vivos e que estão aprisionados em caixas ou vidros, a pessoa deve acionar a Vigilância para que a equipe vá de imediato até a residência buscá-lo. Esses animais recuperados pelo setor de Endemias são enviados para a Fundação Ezequiel Dias, onde é feito o soro que é aplicado nas pessoas que são picadas.

Ainda segundo ele, o aparecimento de escorpiões acontece mais no período de calor, sendo que no verão o aumento desses animais é preocupante em todos locais.

A Vigilância trabalha com orientação e captura. Já quanto à aplicação do produto químico, o coordenador diz que é ineficaz no caso de aparecimento de escorpiões e que a principal recomendação é manter o local limpo e organizado. "Para evitar a aproximação animal peçonhento, é preciso que a população se conscientize em manter as moradias limpas e eliminar todo o entulho ou lixo dos arredores da casa, principalmente, telhas e tijolos do tipo baianos, pois os escorpiões podem se abrigar dentro deles e se reproduzirem", relatou.

Os ralinhos do lado de fora da residência, na garagem, área de claridade e demais áreas externas também são locais de morada de escorpiões que vem diretamente do esgoto. Deve-se fazer o sistema de telagem correta, que podem ser realizadas pelo próprio morador com uso de tela de nylon e arame, conforme instruções feitas pelo coordenador no instagram da Dengue de Piumhi (https://www.instagram.com/reel/CdrHYDXpa2f/?igshid=ZDhmZGIxNmQ%3D).

Outro ponto importante é sobre os lotes vazios e abandonados, local que as pessoas acreditam contribuir para o aumento de escorpiões, porém, o diretor esclarece que a aparição desses animais deve-se muito mais aos esgotos do que em terrenos baldios, que é o principal abrigo dos animais por causa de outros insetos.


ALERTA


A picada do escorpião-amarelo causa dor local, sudorese, vômitos e agitação. Nos casos moderados e graves, especialmente em crianças, os sintomas podem incluir alterações cardíacas e tremores, entre outros. A recomendação é que a vítima seja encaminhada o mais rápido possível para atendimento médico ou para o Pronto Socorro.