ATIVISTA DO MTST COMANDARÁ INÉDITA SECRETARIA DE PERIFERIAS DO MINISTÉRIO DAS CIDADES

Nomeação foi publicada em Diário Oficial e comemorada por Guilherme Boulos, também liado ao movimento de moradias. Guilherme Simões é negro e morador do Grajaú, na Zona Sul de SP.

Guilherme Simões Pereira, ativista do MTST nomeado em cargo no Ministério das Cidades ?- Foto: Twitter/Arquivo pessoal/Reprodução

Guilherme Simões Pereira, ativista do MTST nomeado em cargo no Ministério das Cidades ?- Foto: Twitter/Arquivo pessoal/Reprodução

O governo federal nomeou nesta terça-feira o ativista do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) Guilherme Simões Pereira para comandar a Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos.

A área – inédita na estrutura do governo federal – será abrigada no Ministério das Cidades, comandado por Jader Filho.

Em uma rede social, o movimento dos sem-teto descreveu Simões como "militante do MTST, do movimento negro e morador do Grajaú", na Zona Sul de São Paulo.

"Enorme honra e responsabilidade! Agora é trabalhar pra que as quebradas sejam o centro da nossa política urbana. A periferia veio pra ficar", escreveu Simões, também em uma rede social.

A nomeação foi comemorada ainda pelo deputado eleito Guilherme Boulos (PSOL-SP) – que já foi candidato à Presidência da República, tem histórico de ativismo no MTST e chegou a ser cogitado para assumir o recriado Ministério das Cidades.

"A periferia vai ser o centro! Nosso companheiro Guilherme Simões foi nomeado para a Secretaria de Políticas para Territórios Periféricos do Ministério das Cidades. Militante do MTST, do movimento negro e morador de Grajaú, a voz periférica vai estar bem representada", escreveu.