TENSÕES ENTRE CHINA E ESTADOS UNIDOS AUMENTARAM ESTE FINAL DE SEMANA

Ilustração

Ilustração

As tensões entre China e Estados Unidos aumentaram este final de semana.

Isso devido a um misterioso Balão chinês sobrevoar o espaço aéreo Norte Americano.

O equipamento foi derrubado por um F-22 da Força aérea americana, a China protestou contra a sua derrubada, acusando Whashington de "reagir desproporcionalmente e em grave violação da prática internacional''.

O País alega que o balão serve apenas para pesquisas meteorológicas, Whashinton rebate afirmando que o balão era guiado, possuía mecanismo de vigilância e "carga pesada".

O acontecimento se dá na mesma semana em que um general norte americano deu a declaração de uma previsão de guerra entre os dois países em 2025.

Guerra que supostamente aconteceria por Taiwan.

Entenda

China e Taiwan estão separados desde 1949, quando as tropas comunistas de Mao Tsé-Tung derrotaram os nacionalistas, que se refugiaram na ilha. Os chineses consideram a ilha uma de suas províncias históricas, mas não controlam o território.

Taiwan produz a maioria dos chips de silício de alta tecnologia do mundo –lascas do tamanho de uma unha, nas quais estão embutidos bilhões de transistores microscópicos, algo que o mundo inteiro depende em grande escala, e que os E.U.A. supostamente não permitiriam que caísse nas mãos dos chineses, além das armas de alta tecnologia que os americanos forneceram a ilha, durante o decorrer dos anos.

O lider Chinês, Xi Jin Ping, em video conferencia com o Presidente americano Joe Biden, afirmou que ''Quem brincar com fogo, vai se queimar'' numa conversa que durou 2 horas e 17 minutos.

Outro Agravante

A situação é ainda mais complicada se levarmos em consideração outro impasse, o envio de tanques de guerra à Ucrânia pelos, Estados Unidos e Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

O país que está em guerra com a Rússia.

O presidente russo, Vladimir Putin, acusa o ocidente de tentar usar a ucrânia, para destruir o seu país e afirma que não sucumbirá ante a isso.

Historicamente o conflito entre o ocidente e o oriente se repetem à mais de 3 mil anos:

(440 A. C.) Alexandre o grande e Esparta enfrentavam e reprimiam a ameaça dos exércitos Persas, sobre as cidades Gregas.

(1901 D.C.) quando o ocidente de maioria cristã, enfrentava o oriente de maioria muçulmana, quando os cavaleiros templários protegiam os peregrinos na terra santa e impediam o islamismo de se espalhar pela Europa.

Cenário Atual

A Rússia dispõem do maior arsenal bélico nuclear do planeta , a china possui o maior exército do globo, além de ser a segunda maior economia e ter atualmente mais parceiros econômicos até mesmo que os E.U.A.