COM FALTA DE VAGAS DE ENFERMARIA E UTI, PASSOS JÁ CHEGA A OITO PACIENTES TRANSFERIDOS PARA OUTRAS CIDADES

COM FALTA DE VAGAS DE ENFERMARIA E UTI, PASSOS JÁ CHEGA A OITO PACIENTES TRANSFERIDOS PARA OUTRAS CIDADES


Dez pacientes com Covid-19 já foram transferidos de Passos (MG) para outras cidades devido à falta de vagas em enfermarias e UTI. Nesta segunda-feira (31), dois pacientes da UPA foram levados no início da tarde até o aeroporto para serem transferidos para Itajubá. Outros dois também deverão ser transferidos até o fim do dia.

Outros seis pacientes foram transferidos nos últimos dias para cidades como Caratinga, Juiz de Fora e Itajubá. A Santa Casa da cidade registrou no último sábado 100% de ocupação nos leitos de enfermaria pela 1ª vez.

Segundo o diretor técnico da UPA, Flávio Ferreira, três pacientes que estão intubados na unidade também aguardam por vagas para serem transferidos para outras cidades.

"Dois pacientes acabaram de ser levados para o aeroporto. Temos 18 pacientes internados na UPA com covid, três pacientes intubados, dois com vagas já garantidas em Caratinga, porém com dificuldade de transporte aéreo e mais um paciente intubado aguardando vaga. Temos ainda mais quatro pacientes em ventilação não invasiva e mais 10 pacientes em catéter de oxigênio", disse o diretor.

Segundo o diretor, o paciente não é obrigado a ir para outra cidade, mas a recomendação é que em caso de vaga, ele aceite, para que outros pacientes também possam ser atendidos pela unidade.

"Vale ressaltar e pedir a conscientização da população no que diz respeito ao seguinte: o paciente não é obrigado a ir para outra cidade, mas nós estamos aqui conclamando a população de Passos, quando esses leitos saem, que eles possam estar ocupando, porque outros pacientes estão chegando na unidade precisando desses leitos ocupados e já liberados em outras cidades", disse o diretor.

Conforme o diretor da UPA, a preocupação é para que não volte a ocorrer no município, o que já ocorreu há algumas semanas, com a superlotação da UPA.

"O que aconteceu, a superlotação da UPA, já que nós temos a capacidade para intubação de seis pacientes e mais 20 pacientes internados. Se as medidas adotadas não surtirem o efeito desejado, a procura vai continuar aumentando e novamente ficaremos sem vagas, tanto para a unidade quanto para levar para outras cidades", disse o diretor.

Transferência em Alfenas

Alfenas também está com lotação máxima em leitos de UTI. Por isso, neste fim de semana, um paciente de Serrania precisou ser transferido para Coromandel (MG), no Alto Paranaíba.