GOVERNO ENTREGA AMBULÂNCIAS PARA ATENDIMENTOS EM GUAPÉ E PIUMHI

Vice-governador Professor Matheus em cerimónia da entrega das chaves dos veículos./ Foto: Divulgação.

Vice-governador Professor Matheus em cerimónia da entrega das chaves dos veículos./ Foto: Divulgação.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da macrorregião do Sul do estado recebeu 12 ambulâncias para aperfeiçoar o atendimento da população de mais de 150 municípios abarcados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião de Saúde do Sul de Minas (Cissul). Na região, os municípios de Guapé e Piumhi devem receber um veículo do Samu.

Segundo o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, as chaves dos veículos foram entregues nesta sexta-feira, 25. "Esse incremento de quase 20% da força total de capacidade de resposta do serviço vai mudar a velocidade de cada um dos atendimentos e, consequentemente, ampliar a condição de salvar vidas", anunciou.

"Essa é uma etapa de longo processo que o Estado tem desenvolvido, de universalização do Samu regional, com todo o estado coberto, sendo duas regiões em implantação, mas já estruturadas entre os municípios com apoio dos resgates aéreos e interação entre os hospitais regionais", disse.

Conforme o vice-governador, os veículos foram entregues pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e doados pelo Ministério da Saúde para a renovação de parte da frota na região.

"Temos muito orgulho de poder contar com o maior consórcio de Samu do país aqui em Minas, atendendo toda a região Sul do estado, e esses investimentos com dinheiro federal, estadual, o esforço do consórcio e de cada prefeito fará com que a população tenha a certeza de que, desde o momento do incidente até a transferência eficaz dos pacientes, a saúde será priorizada com o objetivo de salvar vidas", complementou.

SAMU NA REGIÃO

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, as ambulâncias reforçarão a estrutura do Samu que mais atende municípios em Minas, atuando no suporte aos casos de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica e psiquiátrica.

Segundo ele, o Samu realiza atendimentos em residências, vias públicas, locais de trabalho e ainda presta orientações aos solicitantes. "Entregar essas ambulâncias faz com que essa política seja ainda mais robusta e garanta uma assistência melhor e mais rápida", analisou Baccheretti.

De acordo com o governo, com 35 bases descentralizadas na região, o Cissul contará agora com 63 ambulâncias para atender mais de 2,6 milhões de pessoas, além de um Suporte Aéreo Avançado de Vida (Saav), alocado em Varginha, e um Núcleo de Educação Permanente (NEP), que capacita os profissionais do Samu 192 e dos profissionais que compõem a Rede de Urgência.

Entre janeiro e julho de 2023, o Samu 192 realizou mais de 38 mil saídas de ambulâncias, além das orientações médicas realizadas pela Central de Regulação de Urgência.

Além de Guapé e Piumhi, as ambulâncias serão destinadas para Varginha, Pouso Alegre, Guaxupé, Alfenas, Lavras, Extrema, Paraisópolis e Campos Gerais, que receberão uma cada, e Ouro Fino, que passará a contar com mais duas.

MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO

Os custos de manutenção do Samu são compartilhados entre Estado, União e municípios. No caso do Samu do Sul de Minas, o Governo de Minas responde por mais de 50% do custeio anual. Somente em 2023, já foram pagos pelo Estado R$ 15,6 milhões, cerca de R$ 2,6 milhões mensais, em média.

O Samu é um dos pilares da Rede de Urgência e Emergência, que tem como objetivo em chegar precocemente ao usuário que necessita de atendimento, com intuito de evitar sofrimento, sequelas ou até mesmo a morte, sendo acionado por chamada telefônica gratuita e de acesso 24 horas por dia (Samu 192), regulamentado por uma Central de Regulação de Urgências (CRU), que avalia a demanda e direciona o atendimento adequado, enviando o veículo e a equipe apropriados ao suporte.