SEM ABASTECIMENTO, MORADORES FAZEM FILA PARA PEGAR ÁGUA EM CAMINHÃO-PIPA EM MG: 'É HUMILHAÇÃO DEMAIS'

Falta de abastecimento ocorre em São Sebastião do Paraíso (MG) deste a última semana. Copasa diz que situação começou a ser normalizada na noite de terça-feira (14).

Moradores fazem fila para pegar água em caminhão-pipa em São Sebastião do Paraíso (MG) - Foto: Reprodução/EPTV

Moradores fazem fila para pegar água em caminhão-pipa em São Sebastião do Paraíso (MG) �- Foto: Reprodução/EPTV

Imagens que circulam em redes sociais mostram uma fila de moradores de São Sebastião do Paraíso pegando água em um caminhão-pipa. A situação ocorre devido à falta de abastecimento na cidade, que durava quase uma semana e foi normalizada na noite de terça-feira (14).

"A situação está revoltante aqui no bairro, faz cinco dias que estávamos sem água e a Copasa não veio dar uma explicação para a gente. E ainda volta uma água fedorenta, toda suja, para a gente beber. [Muita] gente fez fila para pegar água no balde. É muita humilhação e a conta já está aqui e veio cara", disse a dona de casa Amanda Luzia Senabispo.


A água chegou a faltar em 40 bairros do município. Nesta quarta-feira (15) ainda há pontos sem abastecimento, como o Jardim Diamantina.

As imagens que mostram a fila de moradores pegando água no caminhão-pipa foram registradas na noite de segunda-feira (13). As pessoas estavam com baldes, panelas e garrafas pet para conseguir pegar água. Elas não tinham água nem mesmo para beber e tomar banho.

"Não tivemos um apoio, exceto o caminhão-pipa que foi doação de um vereador. É humilhação demais. Não há nenhum reservatório para poder armazenar água aqui [na cidade]", falou Amanda.


"A gente já paga caro pela água, pelo esgoto e não dão uma água descente para a gente tomar. Não tem água para beber nas torneiras, a gente tem que comprar e, além disso, os comerciantes de São Sebastião do Paraíso estão cobrando um absurdo da garrafa de água. Como que a gente que é vai comprar?", completou a dona de casa.


O que diz a Copasa

Em nota, a Copasa informou que o abastecimento de água do município de São Sebastião do Paraíso foi normalizado na noite de terça-feira. A Companhia esclareceu, ainda, que o abastecimento foi prejudicado na última quinta-feira (9), devido ao elevado consumo de água em função do incêndio.

"Mesmo com todas as medidas operacionais adotadas e o abastecimento já normalizado, a Copasa esclarece que o período de estiagem impacta diretamente a disponibilidade de água dos mananciais de captação e solicita atenção especial sobre a necessidade do uso racional da água por parte da população", informou a Copasa.