DOR DE CABEÇA, TONTURA, GARGANTA SECA... VEJA COMO O CALOR AFETA O CORPO E SAIBA SE PROTEGER

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Minas está sob alerta de onda de calor pelo menos até esta quinta-feira (16). As temperaturas elevadas estão associadas à baixa umidade relativa do ar, o que requer atenção redobrada com a hidratação.

Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), com as temperaturas ultrapassando os 40ºC em algumas regiões, as pessoas devem estar atentos a sintomas como dor de cabeça, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos, ressecamento da pele, cansaço, tontura e dificuldade de respirar.

"A população deve se manter bem hidratada, usar bastante protetor solar e optar por roupas mais leves. Também é importante deixar os ambientes ventilados e umidificados, seja com umidificadores ou com bacias de água, para aliviar o desconforto causado pelo clima seco e pelo calor", ressalta o diretor de Resposta ao Desastre, tenente Douglas Constantino Fernandes.

Também é preciso reforçar e manter cuidados ainda mais especiais com crianças, idosos e animais de estimação, garantindo a segurança e o bem-estar desses grupos mais vulneráveis.