PCC É A OITAVA FACÇÃO CRIMINOSA QUE MAIS MOVIMENTOU DINHEIRO, SEGUNDO A ONU

Facção está ao lado de outras importantes organizações criminosas do mundo como a Yakuza (Japão), Ndrangueta (Itália), Cartel de Sinaloa (México), Bravta (máfia Russa)

(Reprodução/Reuters)

(Reprodução/Reuters)

De acordo com um levantamento da ONU, organizações criminosas movimentam por ano com o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, 3 trilhões de dólares, cerca de 15 trilhões de reais.

O valor é maior que o PIB do brasil. Representa quase 4% do PIB mundial. A maior organização criminosa do mundo em movimentação financeira, de acordo com a ONU, é a japonesa Yakusa, que movimenta 80 bilhões de dólares por ano.

O PCC é o oitavo no ranking, movimentando 500 milhões de dólares por ano, ou 2 bilhões e meio de reais. O dinheiro sustenta o luxo de traficantes e empresários envolvidos na lavagem de dinheiro do tráfico de drogas.

Traficantes que estão na cadeia sustentam o luxo das famílias do lado de fora. Marco Herbas camacho, o Marcola, Cláudio Barbará, Abel Pacheco.

Mas são os grandes negociadores que enriquecem numa proporção assustadora. Jarvis Pavão teve quase 1 bilhão de reais em bens e empresas apreendidos ou sequestrados pelo governo do Paraguai.

Anderson Gordão tinha uma fazenda com mini zoológico, dezenas de casas de luxo, uma rede de clínicas odontológicas e carrões de luxo.

André do Rap, vivia no luxo com duas mansões em angra dos reis, iate, moto aquática e até helicóptero. Os bens foram apreendidos e depois devolvidos.

Anselmo cara preta, assassinado no Tatuapé, tinha ao menos 80 imóveis de luxo no bairro e investimentos em criptomoedas acima de 100 milhões de reais.

Mas outras máfias mundiais movimentam ainda mais dinheiro. A máfia russa, as duas principais máfias italianas, o cartel de Sinaloa, mexicano, a máfia chinesa, são exemplos de movimentação bilionária.