ATENDIMENTO A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA PASSA A FUNCIONAR 24 HORAS POR DIA EM PASSOS

Atendimento a pessoas em situação de rua passa a funcionar 24 horas por dia em Passos, MG Â- Foto: Foto: Divulgação / Ascom Prefeitura de Passos

Atendimento a pessoas em situação de rua passa a funcionar 24 horas por dia em Passos, MG �- Foto: Foto: Divulgação / Ascom Prefeitura de Passos

O serviço para atendimento a pessoas em situação de rua começou a funcionar 24 horas por dia em Passos (MG). O serviço especializado conta com equipes que trabalham em escala. Com isso, os atendimentos vão acontecer para a população que vive na rua e também às pessoas que sobrevivem ao pedir dinheiro ou vendendo balas, por exemplo.

De acordo com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Rolesy de Melo Grillo, o atendimento era feito em horários de pico e de segunda a sexta-feira. No entanto, passou a ser desta forma por conta do número de habitantes da cidade.

Atualmente cerca 120 mil vivem em Passos e, conforme a secretária, há um número grande de moradores em situação de rua.

"Nossos educadores sociais fazem todo tipo de atendimento, fazem uma rota, rodam pontos estratégicos da cidade, horários de almoço e de jantar em restaurantes e lanchonetes. Às pessoas que estão em situação de rua são ofertados nossos serviços do Centro Pop, em que há café da manhã, banho, lavanderia, café da tarde, almoço, oficinas, atendimento com técnicos, disponibilização de documentação quando necessário. São vários serviços ofertados", disse.

Com relação às pessoas que utilizam as ruas para sobreviver, a secretária explica que a equipe também realiza o trabalho para oferecer suporte do Poder Público à essa população.

"Há muita criança que, às vezes, está fora da escola, solicitando um almoço, pedindo dinheiro, vendendo bala. Eles fazem um trabalho com essas crianças, que são encaminhadas ao Conselho Tutelar e também aos nossos Cras [Centro de Referência de Assistência Social], para busca ativa dessas famílias. E também idosos que estão nas ruas pedindo ou vendendo, pessoas com deficiência, que são encaminhados aos nossos equipamentos, para que seja feita busca ativa nas famílias e ofertados os serviços", falou.

Rosely destaca que as pessoas que estão em situação de rua, muitas vezes, possuem um histórico por trás delas como um rompimento de vínculo com a família, o uso de drogas, questões de transtornos mentais, que as pessoas não conseguem conviver e rompem os vínculos. Além disso, ela destaca casos de imigração de pessoas, que chegam a cidade para um trabalho e acabam saindo e não consegue se manter, indo para as ruas.

"As pessoas que estão em situação de rua são encaminhadas ao Centro Pop, para obter todos esses atendimentos. Além disso, contamos com o Acessuas Trabalho [Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho], que é nosso elo entre as empresas para a oferta de empregos. E as pessoas que estão nas ruas para sobrevivência, para ganhar dinheiro, complementar uma renda, elas são encaminhadas aos nossos equipamentos da ponta, para que sejam inseridas em nossos serviços", disse.

Em caso de denúncia ou informações sobre pessoas em situação de rua, existe o Disk Ajuda, que é o (35) 98415-2218. Além disso, também está disponível o número (35) 98409-7790. Já o contato com o Centro Pop ode ser feito pelo (35) 99885-8421.