BRASIL REGISTRA MAIS DE UM MILHÃO DE CASOS DE DENGUE EM 2024

Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

O Brasil atingiu a marca de 1 milhão de casos de dengue registrados em 2024. Os dados são do Ministério da Saúde, divulgados na tarde desta quinta-feira (29). São 1.017.278 casos, com 214 mortes. Existem 687 casos em investigação para saber se a morte foi causada pela dengue.

Devido ao aumento expressivo no número de casos do vírus no país, o Ministério da Saúde anunciou na terça-feira (27) a realização do Dia D de combate à dengue no Brasil para o próximo sábado (2). A mobilização "10 minutos contra a dengue" tem o intuito de intensificar as ações de prevenção e eliminação dos focos do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença.

"Faço aqui um chamamento à sociedade, aos profissionais de imprensa, para estarem conosco no Dia D — Brasil unido contra a dengue, no próximo sábado. Este é um momento de atenção não só das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, mas também de toda a sociedade", afirmou a ministra da saúde, Nísia Trindade, em coletiva realizada nesta semana.

Considerando as tendências históricas da dengue no país, os picos das epidemias costumam acontecer entre os meses de março e abril, contrariando a situação atual.

Dia D contra a dengue

Com mais de um milhão de casos de dengue registrados no Brasil, o Ministério da Saúde deve promover, em conjunto com autoridades e a população, a ação nacional do "Dia D", previsto para acontecer neste próximo sábado (2).

O "Dia D" se trata de uma mobilização coletiva e em âmbito nacional que reforçará ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito da dengue, além de promover uma ampla conscientização da população.

Segundo dados divulgados pela pasta, o país registrou 207 óbitos por dengue este ano. Quase 700 mortes ainda aguardam confirmação se há alguma relação com a doença. Apenas nos primeiros dois meses de 2024, o Brasil já ultrapassou o pior pico registrado no ano passado, ocorrido durante março e abril.