BOLETOS PODERÃO SER COMPENSADOS NO MESMO DIA DO PAGAMENTO A PARTIR DE 15 DE MARÇO

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A partir do dia 15 de março, o boleto bancário ganhará mais agilidade em seu processamento. Parte dos boletos terá sua liquidação, ou seja, o beneficiário receberá o valor, no mesmo dia do pagamento, informa a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Outra parte continuará sendo liquidada no próximo dia útil ao pagamento.

Se o cliente pagar o boleto até até às 16h30, o credor poderá receber o dinheiro ainda no mesmo dia, a depender do seu contrato com a sua instituição financeira. Caso o pagamento seja realizado após esse horário, a liquidação ocorrerá no dia seguinte. A novidade engloba 136 bancos e será obrigatória.

A Febraban destaca que nada muda para quem paga o boleto, apenas para quem recebe o valor do pagamento. "A mudança trará mais agilidade para o cobrador, e irá beneficiar muito o comércio. No caso do e-commerce, por exemplo, vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez", avalia Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, em nota publicada no site da instituição.

Apesar do Pix ser o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros atualmente, o boleto ainda é muito comum. No ano passado, 4,2 bilhões de boletos foram transacionados no total de R$ 5,8 trilhões em pagamentos, segundo a Febraban.

Com a mudança, a estimativa é que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% seriam em até um dia útil, diz Walter Faria. A ideia é expandir a mudança no futuro para todos os documentos. "Assim que a modernização estiver implantada, funcionando sem nenhuma ocorrência técnica, a ideia é iniciar os estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0 [no mesmo dia do pagamento]?, diz Faria.