"CARRO VOADOR" AVANÇA PARA REGULAMENTAÇÃO NA ANAC COM QUASE 3 MIL ENCOMENDAS

A expectativa é que o custo da passagem deste veículo, que poderá realizar percursos de 15 a 20 minutos, seja seis vezes menor que o de um helicóptero; saiba mais detalhes sobre este veículo

Modelo ilustrativo do eVOLT, conhecido como 'carro voador', apresentado pela Anac ?- Foto: Divulgação / Anac

Modelo ilustrativo do eVOLT, conhecido como 'carro voador', apresentado pela Anac ?- Foto: Divulgação / Anac

O início da operação dos eVTOLs da Embraer, conhecidos como "carros voadores", está cada vez mais próximo. Atualmente, o veículo está em processo de regulamentação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Apesar de faltar dois anos para o início de sua comercialização, o veículo já acumula quase três mil encomendas.

No Brasil, a Anac está aberta a receber sugestões de representantes do setor para certificar o modelo de eVTOL da Eve, uma empresa sob controle da Embraer. A consulta pública na agência permanecerá aberta até a próxima sexta-feira, 15 de março, acessível através do site oficial.

Descubra a seguir como funcionam, o valor estimado e mais detalhes sobre este novo meio de transporte.

Como funcionam os "carros voadores"?

Apesar de serem chamados de "carros voadores", os eVTOLs são um modelo híbrido entre avião e helicóptero. Sua principal característica é a capacidade de realizar decolagens e pousos verticais, graças às hélices localizadas nas partes inferiores da carroceria, tudo isso impulsionado por um motor elétrico.

Principais características dos "carros voadores"

Embora se assemelhem a aviões elétricos ou helicópteros, os eVTOLs oferecem algumas vantagens que têm atraído a atenção do mercado e de potenciais clientes:

  • Ideal para trajetos curtos, de 15 a 20 minutos
  • Capacidade para 6 passageiros, incluindo o piloto (modelos autônomos serão lançados futuramente)
  • 100% elétrico
  • Redução nas emissões de CO2
  • Custo das viagens até seis vezes inferior ao de um helicóptero

Um dos desafios para os fabricantes de eVTOLs é a demanda por energia, pois um grande número de baterias pode diminuir a capacidade do modelo, ocupar espaço e aumentar o peso do veículo. Mesmo assim, a expectativa pelo início da utilização dos "carros voadores" é alta.

Quanto custará o "carro voador"?

O primeiro modelo a ser lançado no mercado será o Alef Model A, da Alef Aeronautics, disponível em pré-venda por US$ 300 mil (aproximadamente R$ 1,5 milhão).

Quando os "carros voadores" serão lançados no Brasil?

A previsão é que os veículos comecem a operar no Brasil em 2026. No entanto, a Alef espera lançar o Model A já em 2025. O início das operações dependerá da autorização da Anac.

Será acessível usar o "carro voador"?

Inicialmente, os eVTOLs serão uma opção para pessoas com maior poder aquisitivo, servindo como alternativa aos helicópteros e no transporte para aeroportos próximos. Com o tempo, espera-se que a tecnologia se popularize gradativamente entre executivos e turistas, até atingir os viajantes diários que desejam se deslocar entre locais próximos, substituindo o transporte público.

A Deloitte, uma empresa do setor, estima que a indústria de mobilidade aérea avançada, que inclui principalmente os eVTOLs, se popularize somente na década de 2030.