MINAS GERAIS DEVE RECEBER 400 MIL TURISTAS PARA O FERIADO DA SEMANA SANTA

Programação prevê missas, procissões e encenação da Paixão de Cristo em diversos municípios do Estado. Em BH, pela primeira vez, encenação será na praça da Liberdade

Encenação da Paixão de Cristo vai ser na Praça da Liberdade - Foto: Videopress Produtora/O Tempo

Encenação da Paixão de Cristo vai ser na Praça da Liberdade �- Foto: Videopress Produtora/O Tempo

Cerca de 400 mil turistas são esperados em Minas Gerais na próxima semana para o feriado da Semana Santa. A projeção é da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), que apresentou nesta sexta-feira (22) a programação oficial do Minas Santa 2024. O evento, que contempla uma série de atividades religiosas, culturais e turísticas para o período, vai até o dia 31 de março em outros 600 municípios do Estado.

"A programação do Minas Santa, aqui no Circuito da Liberdade, a gente destaca três momentos: primeiro a exposição São José, o Artesão, que já está acontecendo no Palácio da Liberdade e vai até o domingo de Páscoa. Segundo lugar é que estamos recebendo grupos de teatro do interior, que vêm promover e mostrar as atividades da Semana Santa. E o grande momento é a Sexta-feira da Paixão, quando teremos a encenação com o grupo de teatro do Salgado Filho, daqui de BH", detalhou a coordenadora executiva do Circuito Liberdade da Fundação Clóvis Salgado, Natalie Oliffson.

A encenação da Paixão de Cristo, que representa os últimos momentos de Jesus na terra até sua morte na cruz, pela primeira vez será apresentada na Praça da Liberdade.

Às 18h30, o grupo começará a apresentação na escadaria do prédio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artísticos de MG (Iepha), seguindo pela alameda da praça da Liberdade e encerrando, com a crucificação, na frente do palácio. Ainda, após a encenação, haverá um sermão do descendimento pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor de Oliveira Azevedo.

Atrações religiosas, culturais e turísticas de Minas

Em 2023, segundo dados da Secult, após as celebrações religiosas da Semana Santa, Minas Gerais registrou um aumento de 720% no turismo, na comparação com anos anteriores. Além disso, também no último ano, Minas Gerais teve aumento de 130% acima da média brasileira.

"Quando trazemos turistas e movimentamos os turistas internos, damos uma força na cadeia produtiva da arte, da cultura, de emprego e renda. Além disso, movimentamos desde os hotéis, os supermercados, as farmácias, bares, restaurantes e, claro, todos os ambientes de paisagem natural", afirmou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

Nas outras cidades, as programações para a Semana Santa contemplam procissões, missas, encenações, incluindo manifestações religiosas de outras vertentes, promovendo o sincretismo religioso.